AMAERJ | 30 de agosto de 2022 16:00

Magistrados do Rio prestigiam a posse do ministro Salomão no CNJ

Parte da delegação da Magistratura fluminense no CNJ | Foto: Diego Carvalho

Presidente da AMAERJ no período 2002-2003, o ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é o novo corregedor nacional de Justiça. A solenidade de posse, realizada nesta terça-feira (30), reuniu em Brasília cerca de 40 magistrados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), entre eles a presidente da AMAERJ, Eunice Haddad.

“A Magistratura do Rio de Janeiro tem muito orgulho do ministro Luis Felipe Salomão. Magistrado de carreira, foi juiz e desembargador do nosso Tribunal, presidiu a AMAERJ e há 14 anos integra com brilhantismo o STJ. É um profundo conhecedor da Magistratura e do Poder Judiciário. Por sua experiência e atuação inovadora, certamente contribuirá muito com o CNJ”, afirmou Eunice Haddad.

Compuseram a mesa da cerimônia os presidentes Luiz Fux, do CNJ; Jair Bolsonaro, da República; Rodrigo Pacheco, do Senado; Arthur Lira, da Câmara; e Maria Thereza Moura, do STJ; e a presidente eleita do STF, Rosa Weber.

Ministro Salomão (à esquerda) e a mesa de autoridades da solenidade | Foto: CNJ

O ministro Luiz Fux deu as boas-vindas ao “velho amigo”. “Eu e o ministro Luis Felipe somos oriundos do mesmo Tribunal. Convivemos juntos durante muitos anos e também com o desembargador Paulo César Salomão, seu irmão. Aqui está falando não só um amigo do ministro, mas também um familiar”, disse o presidente do Conselho.

“O CNJ celebra hoje, com muita honra e satisfação, a chegada do ministro Luis Felipe Salomão. Eminente jurista, com sua reconhecida competência e trajetória, irá engrandecer esse colegiado. Passamos a contar com vossa excelência nessa jornada pela edificação de um Judiciário independente, fortalecido e cada vez mais atuante na defesa do Estado Democrático de Direito, do governo das leis, bem como na busca incessante da paz social.”

Luiz Fux aplaude o novo corregedor | Foto: CNJ

Fux ressaltou que Salomão é um juiz vocacionado. “Temos muito orgulho em recebê-lo no CNJ. Desejamos muitas realizações e sucesso”, concluiu.

Salomão estará à frente da Corregedoria até 2024. Após a posse, ele já participou da sessão do CNJ. Dos 11 magistrados escolhidos pelo ministro para o cargo de juiz auxiliar da Corregedoria, dois são do TJ-RJ: o desembargador Fábio Uchôa Montenegro e o juiz Daniel Vianna Vargas.

Elton Leme (presidente do TRE-RJ), Luiz Zveiter (ex-presidente do TJ-RJ), Eunice Haddad, Renata Gil (presidente da AMB), Henrique Figueira (presidente do TJ-RJ) e Ricardo Cardozo (corregedor-geral da Justiça do Rio)
Dirigentes associativos com o ministro Salomão | Foto: Diego Carvalho
Magistradas do Rio de Janeiro
Renata Gil, ministra Rosa Weber e Eunice Haddad

Perfil

Nascido em Salvador, Luis Felipe Salomão formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É pós-graduado em Direito Comercial. Ingressou na Magistratura fluminense em 1990 e foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) em 2004. Exerceu a função até chegar ao STJ, em junho de 2008.

Na AMAERJ, atuou como secretário-geral no biênio 1996-97 e foi o sexto presidente da entidade em 2002 e 2003. Em dezembro do ano passado, Salomão recebeu a Medalha AMAERJ pela contribuição ao fortalecimento do Poder Judiciário e do associativismo dos magistrados brasileiros.

Atuou, ainda, como ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e corregedor-geral da Justiça Eleitoral. Atualmente, dirige o Centro de Pesquisas Judiciais da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e o Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário, da Fundação Getulio Vargas (FGV).

O ministro foi indicado para compor o CNJ pelo Pleno do STJ, em 11 de maio, e aprovado pelo plenário do Senado em 1º de junho.

O novo corregedor sucedeu à ministra Maria Thereza de Assis Moura, que assumiu a presidência do STJ na última quinta-feira (25).

Leia também: Proposta da AMAERJ, Lei da Residência Jurídica no TJ é sancionada
Renata Gil e série sobre mutirão do TJ recebem o Prêmio Viviane do Amaral
Ministro Fux e magistrados do Rio participam de seminário da Uerj