Notícias | 24 de agosto de 2012 14:52

Magistrados apresentam TJ-RJ a estudantes do Engenho de Dentro no Juristur

Alunos da Escola Municipal Bolívar, do Engenho de Dentro, participaram do Juristur/Conhecendo o Judiciário na tarde de ontem (23). O juiz Joel Pereira dos Santos, coordenador do programa, e o desembargador Siro Darlan, da 7ª Câmara Criminal da Capital, recepcionaram os 30 estudantes, do ensino fundamental. Os magistrados explicaram e mostraram o funcionamento do Judiciário fluminense.

Estudantes conheceram o novo Pleno do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

Após ouvirem conselhos dos magistrados, os alunos conheceram as as instalações do antigo Palácio da Justiça, guiados pela educadora Teresinha Sousa, do Museu da Justiça. O grupo ainda realizou um Júri Simulado e passou por uma Câmara Criminal e pelo Tribunal Pleno do TJ-RJ. A visita terminou com um lanche. Os alunos foram conduzidos pela advogada Francisca Lima, secretária do Juristur.

| Galeria de Fotos

Desembargador Siro Darlan explicou o funcionamento da Câmara Criminal

Programa Juristur

O programa Juristur/Conhecendo o Judiciário, da Amaerj, promove – muitas vezes de forma lúdica e divertida – a integração entre os cidadãos e o TJ-RJ. A iniciativa é pioneira no Brasil e, considerando seus 15 anos, pode-se dizer que já cumpria por antecipação a Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para 2011, que recomenda a implantação de “pelo menos um programa (por Estado) de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos”.

O Juristur é voltado para os estudantes do ensino fundamental, médio e universitários. O programa conta com parcerias para facilitar o acesso dos jovens ao programa, como a da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro (SME) e da Fetranspor – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro. A Prefeitura do Rio, através da SME, é responsável pela seleção das turmas que participam do programa, com ênfase nas escolas situadas em áreas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Já a Fetranspor é responsável pelo transporte dos estudantes, que sem esse apoio não teriam como vir ao tribunal.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj