O Museu da Justiça do Rio de Janeiro inaugurou, nesta quinta-feira (10), a exposição “Maria Collares, a Desembargadora Verde”. A mostra homenageia a magistrada, incansável defensora das causas ambientais e primeira presidente do Fórum Permanente de Direito do Ambiente da EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro). A 1ª secretária da AMAERJ, juíza Flávia Melo, representou a Associação no evento.
A exposição, no Salão dos Espelhos do Museu, aborda as múltiplas facetas da desembargadora Maria Collares (1933-2018), permeada por diferentes estudos, trabalhos e a maternidade.
Filha da homenageada, Shirley Collares afirmou que a mostra do Museu engrandece a história de Maria Collares. “Agradecemos imensamente a presença de todos. É muito gratificante ver a história da nossa mãe contada nessa exposição, que traz a referência da mulher que abriu caminhos no meio até então majoritariamente ocupado por homens. É o reconhecimento do seu trabalho, também, na defesa e na luta incansável pelas causas ambientais. Era uma mulher que tinha a marca do pioneirismo”, disse.
A juíza Fernanda Xavier de Brito, auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), ressaltou que a homenagem é muito merecida. “É com muita honra que abrimos essa exposição. À frente do seu tempo, a desembargadora sempre defendeu a causa ambiental, uma visionária. Estamos todos aqui hoje para reverenciar o seu legado e a sustentabilidade.”
Participaram da inauguração a esposa do presidente do TJ-RJ, Marta Cardozo, magistrados, amigos e familiares da saudosa desembargadora.
Maria Collares nasceu no interior de Minas Gerais. Ela era graduada em Direito (1969) e mestre em Ciências Ambiental (2000) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como defensora pública por quatro anos e ingressou na Magistratura em 1976. A desembargadora também foi professora da Universidade Candido Mendes.
Leia também: Tribunal de Justiça terá novos desembargadores no dia 21
Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos prorroga inscrições até o dia 20
Associados da AMAERJ têm acesso gratuito ao conteúdo do site Jota