Um dos gênios da arte cinética chega ao Rio de Janeiro para apresentar uma série de trabalhos na Casa Daros. Julio Le Parc é um dos maiores artistas da Argentina ainda vivo, e, seu trabalho é reconhecido mundialmente por um diferencial: o jeito que o artista trabalha a percepção da luz. A mostra Le Parc Lumière: Obras cinéticas de Julio La Parc fica em cartaz até 23 de fevereiro de 2014, de quarta a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos até as 18h.
Além de possuir um forte teor politico, a obra de La Parc rompe radicalmente com a convenção artística, ao rejeitar as imagens estáticas em favor de um dinamismo que coloca as obras de arte em fluxo constante, eliminando a possibilidade de pontos de vista fixos. Ele experimenta pontos luminosos através do movimento do corpo, da visão, incentivando o espectador a refletir sobre a natureza instável da realidade e o curso irregular da própria vida, com todas as suas interrupções e mudanças.
Ganhador do prêmio da Bienal de Veneza em 1966, Le Parc oferece com suas obras cinéticas uma saída de nossa existência regimental, libertando os espectadores de seu estado de dependência, ao permitir que se tornem parte de uma experiência luminosa total. Buscando dar um maior grau de autodeterminação aos espectadores-participantes,
Le Parc seria o último a lhes impor uma visão determinada: “O que importa é o que as pessoas veem, não o que alguém diz”. O caráter profundamente humano de sua obra e sua dimensão política estão no rigoroso repúdio a afirmações absolutas. Esta é uma arte livre e democrática, cheia de respeito pela humanidade, antiautoritária e avessa ao culto da genialidade. Le Parc expressou essas atitudes em seus numerosos manifestos artísticos e políticos.
Casa Daros
Rua General Severiano 159 Botafogo, Rio de Janeiro
Telefone (21) 2275-0246
Horário de funcionamento qua-sab, 12h-20h; dom 12h-18h
Fonte: Time Out