Notícias | 19 de dezembro de 2012 17:13

Justiça promove a paz entre Alexandre Cardoso e Zito, em Duque de Caxias

Se depender do Judiciário, a paz vai, enfim, reinar em Duque de Caxias. Vivendo uma crise às vésperas de deixar o governo, o atual prefeito José Camilo Zito dos Santos (PP) foi convidado a prestigiar a diplomação do sucessor, Alexandre Cardoso (PSB), ontem, no teatro do Serviço Social da Indústria (Sesi). A ideia partiu da juíza da 128 Zona Eleitoral, Vera Maria Andrade Lage, que também convidou Zito a compor a mesa diretora e a ajudá-la a entregar o diploma ao futuro prefeito.

Zito, Alexandre Cardoso e a juíza Vera Maria Lage | Foto: Cléber Júnior / Extra

— Fiz questão que sentasse na mesa de autoridades, porque ele (Zito) é a maior autoridade do município e o convidei para, junto comigo, entregar o diploma ao prefeito eleito, porque o gesto é símbolo de cordialidade, da esperança de paz na cidade — justificou a juíza.
.

Zito chegou dez minutos antes, acompanhado pelo vice-prefeito, Jorge Amorelli, e sentou-se na primeira fileira. O prefeito garantiu que torce pelo sucesso da administração do seu sucessor.

— Politica é isso. As adversidades acontecem no momento eleitoral e depois temos que torcer para que aquele que estiver na cadeira possa fazer um grande trabalho. Recebi o convite na prefeitura e não poderia deixar de vir — afirmou Zito.

Segundo Alexandre Cardoso, o convite para Zito partiu da juíza devido a uma amizade entre os dois.

— Ela convidou. Eu achei democrático. É uma prova de maturidade política. A festa é do Judiciário. Quem convida aqui não sou eu, é o Judiciário. Temos que construir governo de amizade e de amor — disse Cardoso.

A magistrada negou, no entanto, que seja amiga do prefeito. De acordo com ela, o convite faz parte do processo democrático:

— O prefeito foi convidado porque isso faz parte do processo democrático. Só encontrei o prefeito Zito em algumas solenidades. Não tenho nenhum tipo de relação pessoal, a não ser encontros oficiais na prefeitura.

Depois de receber o diploma das mãos da juíza e do atual prefeito, Alexandre Cardoso falou sobre as prioridades em seu governo.

— Nós temos um compromisso com a escola pública e a saúde pública de qualidade. E a escola pública é a única forma de combate eficiente às drogas.

— Vou colocar para funcionar as unidades de saúde paradas. Não se admite que uma unidade 24h funcione só 12h. Dia 2, vou transferir meu gabinete para o Hospital Moacyr do Carmo. No dia 2, à noite, as unidades 24h fechadas vão estar abertas.

Sobre a crise do lixo, Cardoso garantiu que já tem uma solução e vai anunciá-la na próxima semana. E em relação aos seus auxiliares no governo, o prefeito eleito já disse qual será o seu critério de escolha:

— Implantamos o programa da meritocracia. Não vai haver indicação de diretor de escola nem de hospital por interesse político. Todos os escolhidos serão responsabilidade do secretário.

Além do futuro governante, também foram diplomados o vice-prefeito, Laury Villar (PDT), e os 29 vereadores eleitos em outubro.

Fonte: Extra