Judiciário na Mídia Hoje | 09 de novembro de 2021 14:17

Justiça do RJ faz mutirão de renegociação de dívidas com telefônicas e gigantes do varejo

*G1

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro | Foto: Matheus Salomão

O consumidor do Rio de Janeiro tem a oportunidade de renegociar suas dívidas, de forma rápida e gratuita, com grandes empresas até a próxima sexta-feira (12). O Tribunal de Justiça do RJ está promovendo a 16ª Semana Nacional de Conciliação, das 11h às 18h, com os advogados das empresas Oi, Tim, Light e Oi, Claro, Americanas, tanto nas lojas físicas como na Americanas.com, Shoptime, Submarino e Sou Barato, em busca de uma solução amigável.

O atendimento é totalmente gratuito e tem como objetivo reduzir e evitar novos processos na Justiça. Segundo o TJRJ, dessa forma ganham os consumidores, que podem ter valores de dívidas reduzidos ou até mesmo cancelados, dependendo do problema, e o Judiciário, que evita a entrada de novos processos.

No “Expressinho”, como o projeto é chamado, o cliente é recebido por um representante da empresa reclamada e tenta resolver o problema administrativamente, antes que o consumidor ingresse com uma ação nos Juizados Especiais Cíveis.

Os consumidores interessados devem comparecer no Fórum Central do TJRJ, na Avenida Erasmo Braga 115, Centro, Lâmina V, térreo, sala T05, das 11h às 18h, de segunda à sexta-feira.

Caso o cliente não queira ser atendido de forma presencial, ele pode fazer sua solicitação pelos e- mails:

conciliarlight@tjrj.jus.br;
conciliarclaro@tjrj.jus.br;
conciliarnet@tjrj.jus.br;
conciliarembratel@tjrj.jus.br;
conciliarnextel@tjrj.jus.br;
conciliar.americanas@tjrj.jus.br (com ponto), para as empresas Americanas S.A. (Americanas.com/Sou Barato/Shoptime/Submarino);
conciliaroi@tjrj.jus.br, para a empresa Oi/Telemar.

É preciso informar nome completo, CPF e telefone de contato. O consumidor também pode utilizar o e-mail conciliarelegal@tjrj.jus.br, que faz a intermediação da conciliação com empresas não cadastradas.

Para participar da forma presencial, os consumidores deverão apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19, com duas doses ou dose única, e utilizar máscara de proteção.

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