Notícias | 25 de março de 2013 16:37

Juristur recebe segundo grupo de universitários norte-americanos

O projeto Juristur/Conhecendo o Judiciário recepcionou, na última sexta-feira (22), dezesseis estudantes norte-americanos do curso de Direito da Northwestern University School of Law (Universidade do Noroeste – Escola de Direito), de Chicago (EUA). A visita teve início com uma conversa mediada pelo juiz Joel Pereira dos Santos, coordenador do projeto, na sede da Amaerj, onde foram apresentadas informações sobre a estrutura e o funcionamento da Justiça brasileira.

35

Alunos conheceram a estrutura do Judiciário do Rio e tiraram dúvidas sobre a Justiça brasileira

Na ocasião, o magistrado respondeu às diversas perguntas dos estudantes sobre como é feita a análise de crimes de violência doméstica contra a mulher no país, quais são os tipos de crimes  direcionados  para o Tribunal do Júri  e as diferenças entre a Justiça Estadual e Federal.  O juiz também ouviu os depoimentos dos jovens, que ficaram admirados com a quantidade de mulheres que integram a Corte fluminense. 

Em seguida os  universitários  participaram de uma visita, guiada pela educadora Teresinha Souza, ao Museu da Justiça do Rio de Janeiro, onde puderam conhecer as dependências do antigo Palácio da Justiça. Na sequência, os norte-americanos foram ao Tribunal Pleno e ao Órgão Especial, acompanhados pela advogada Francisca Lima, secretária do Juristur.

43

Universitários se encantaram com a beleza e a grandiosidade do 1º Tribunal do Júri

O estudante Aram Hanessian (25 anos) falou em nome do grupo sobre a rica experiência que estava tendo no Brasil e explicou que a visita guiada ao Tribunal, promovida pela Amaerj, contribuiu para que todos ampliassem os conhecimentos sobre o Judiciário brasileiro. Aram destacou ainda que o mais interessante foi ver a estrutura da Corte. “Cada sala era completamente diferente uma da outra! A oportunidade de ver o estilo de vida das pessoas e ao mesmo tempo aprender mais sobre o funcionamento da Justiça na cidade do Rio,  fez com o que a gente percebesse detalhes importantes sobre o país”, completou o estudante. 

78

No fim da visita, os estudantes de Direito norte-americanos conheceram o Tribunal Pleno

Responsável pela coordenação e supervisão dos alunos durante a viagem pelo Brasil, a professora Judy Rosenbaum,  também visitou o país pela primeira vez e falou sobre aspectos do judiciário brasileiro que mais a surpreenderam “. Eu fiquei  impressionada com o número de juízes que sentam lado a lado nas sessões e com o fato de que assim como em Chicago, no Brasil a Corte é aberta a todos e lida com diferentes tipos de processos, diferente dos Estados Unidos, que tem cortes especializadas em determinadas estados, para atender à população”, completou a educadora. 

Os jovens estão no país participando do International Team Projects – ITP (Projeto Internacional de Grupos), programa oferecido aos alunos do 2º e 3º ano do curso de Direito que aprendem sobre o papel da lei e instituições legais, bem como os sistemas políticos, econômicos e culturais em um país estrangeiro. A primeira participação de estudantes norte-americanos da University School of Law (Universidade do Noroeste – Escola de Direito), de Chicago (EUA) no Juristur universitário aconteceu, em 18 de março, com os alunos Mario Caccista (33 anos) e Megan Kiernan (26 anos).

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj