Notícias | 13 de dezembro de 2010 12:28

Com Juristur, Amaerj cumpre por antecipação meta do CNJ para 2011

Após quatro meses, visitas de 10 escolas e mais de 200 alunos, a parceria do projeto Juristur (Conhecendo o Judiciário) com a Secretaria Municipal de Educação e a Fetranspor fechou 2010 com belos frutos, traduzidos nos diversos trabalhos premiados no dia 9 de dezembro, durante a cerimônia de encerramento do ano, no auditório da Amaerj.

TV Globo

Com a presença da equipe da TV Globo, que fazia uma reportagem sobre o evento para o RJ-TV, o auditório foi tomado por grupos de alunos das escolas, além da subsecretária de Ensino do Rio, Regina Helena Diniz; do diretor da Fetranspor, Enéas Bueno, dos coordenadores do projeto, desembargador Siro Darlan e juiz Joel Pereira dos Santos, da secretária-geral da Amaerj, juíza Márcia Cunha, e do presidente, o desembargador Antonio Siqueira.

O juiz Joel, já aposentado, recebeu uma homenagem especial da Amaerj, recebida das mãos de dois alunos, por sua dedicação há mais de um ano ao Juristur. A advogada Francisca Lima, funcionária da Amaerj encarregada de ir às escolas para preparar os alunos para as visitas ao TJ-RJ, também foi homenageada.

Vídeo de alunos simula Tribunal do Júri

Após a apresentação de um vídeo produzido por estudantes do Ciep Operário Vicente Mariano (Maré), no qual simulam um Tribunal do Júri dentro da sala de aula, teve início a entrega dos prêmios aos melhores slogans e redações (veja no quadro abaixo). O momento mais emocionante ficou para o final, com a leitura do texto vencedor, do aluno Glauber Barros de Carvalho, da escola Rio das Pedras, intitulado “Olhos vendados, mas abertos”.

“Quem julga o último julgador? Sei que na teoria a lei é igual para todos, e desejo que um dia ainda possa haver essa igualdade.” Assim começa a redação deste aluno de 16 anos que, após participar do Juristur, decidiu que vai ser juiz um dia. Todos os premiados ganharam um MP4, além de um relógio da RioCard (ainda não lançado), que funcionará como alternativa aos tradicionais cartões.

Metas CNJ 2011

O texto de Glauber acabou sendo o símbolo maior dos efeitos causados na vida desses alunos pelas visitas ao Tribunal. O presidente Siqueira disse que as críticas reveladas nas palavras do estudante também são as mesmas de muitos magistrados, e lembrou a importância do diálogo com a sociedade para o aperfeiçoamento do Judiciário. O desembargador observou, ainda, que naquela semana haviam sido divulgadas, pelo CNJ, as Metas para 2011 para o Judiciário. Uma delas, batizada “responsabilidade social”, recomenda que os tribunais tragam as comunidades para conhecer melhor o funcionamento da Justiça. “Estamos muito felizes porque essa meta, aqui na Amaerj, já está mais do que cumprida, e vamos continuar aperfeiçoando cada vez mais esse projeto”, falou.

A subsecretária de Ensino, Regina Helena Diniz, disse estar “muito orgulhosa” pela parceria com a Amaerj e pela qualidade das professoras, corresponsáveis, como frisou, pelo bom aproveitamento dos alunos no projeto. Elogiou, também, a “consciência social” do autor da melhor redação. “É isso que nós queremos, alunos que sejam solidários e tenham essa visão crítica”, concluiu.

Já o diretor da Fetranspor, Enéas Bueno, não escondeu a emoção. ”O que mais me tocou, nesses 40 anos como advogado, foi ver tanta gente com sede de vencer na vida, de fazer um país grandioso. Já ganhei meu presente de Natal”.

“Marco no aperfeiçoamento do Judiciário fluminense”

Ao final, o desembargador Siro Darlan lembrou que em breve essa experiência estará documentada em livro. “Será um marco importante da colaboração dos estudantes no aperfeiçoamento do Judiciário fluminense”, finalizou.

Slogans e textos vencedores

Slogans

1º – “Juventude e Judiciário juntos rumo a um futuro mais justo”, Gabriely de Mendonça Silva, aluna da escola República do Peru.

2º – “Com a Justiça o jovem não se complica”, Everton Moura da Silva Santos (escola República do Peru).

3º – “A lei é para ser seguida e não só lida”, Thalia Motta Faria (escola Mascarenhas de Morais)

Textos

1º “Olhos vendados, mas abertos”, Glauber Barros de Carvalho (escola Rio das Pedras)

2º “Pontos positivos e negativos do passeio”, Selton Campos Cardoso (escola Mascarenhas de Morais)

Veja aqui a reportagem sobre o Juristur exibida no RJ-TV de 09/12/10