Notícias | 07 de dezembro de 2015 13:52

Juízes do Rio e Arquidiocese promovem casamento comunitário na Catedral Metropolitana

José Cícero Viana, 84 anos, e Shirlei da Silva Almeida, 68 anos, vivem juntos há 33. “Dando certo”, como gostam de afirmar. No sábado (5), eles tiveram a oportunidade de dizer “sim”, confirmando a união perante o arcebispo do Rio, cardeal Dom Orani Tempesta, e ainda foram apadrinhados pelos juízes Rossidélio Lopes, presidente da Amaerj, e Raquel de Oliveira, da 6ª Vara Cível do Fórum de Jacarepaguá. Cícero e Shirlei foram um dos 230 casais que converteram a união estável em casamento numa cerimônia coletiva, realizada pela primeira vez na Catedral Metropolitana do Rio, promovida pela Amaerj, pelo TJ-RJ e pela Arquidiocese do Rio.

IMG-20151207-WA0000

Durante o ano, os casais que se inscreveram nas paróquias da cidade foram encaminhados às audiências com os juízes do TJ-RJ. A história de Cícero e Shirlei repetiu-se entre os outros casais, nas sessões para a regularização do casamento. Moravam juntos há anos, mas diversos motivos impediam a regularização da união. Foi a situação vivida também por Fábio da Silva Nogueira e Adriana Alves da Cruz. Juntos há 16 anos, a união gerou um filho que tem hoje 11 anos. Os dois estavam empolgados, pois além de celebrar a união no civil e religioso, tinham sido sorteados para que as alianças fossem abençoadas por Dom Orani Tempesta.

A juíza Raquel de Oliveira, coordenadora do “Dia do Sim”, explica que o projeto tem a iniciativa também de integrar a Justiça com as instituições estatais e religiosas. Este ano, já foram realizados casamentos coletivos de integrantes da Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, servidores do Judiciário e numa ação mais constante para o público, nos ônibus da Justiça itinerante. Ela assinalou que os casais nada desembolsam para se casarem.

IMG-20151207-WA0002

Além de estar presente pela Amaerj, o juiz Rossidélio Lopes representou o presidente do TJ-RJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho. Ele fez questão de agradecer o trabalho realizado pelos juízes que têm atuado nas audiências de regularização civil das uniões. Inclusive, quatro estavam presentes na cerimônia: Rosana Simen, Adreia Magalhães, Florentina Bruzzi, e Lysia Maria Mesquita Amaral Figueira.

IMG-20151207-WA0004

Dom Orani Tempesta destacou a parceria com o TJ-RJ e a Amaerj. Durante a homilia, o arcebispo do Rio destacou a importância do sacramento do matrimônio e a harmonia nas famílias. “Na celebração com as suas famílias, disse o cardeal, pensem como fazer o bem aos outros”, disse.

Ação também na Merck

O Tribunal de Justiça promoveu neste sábado outro casamento comunitário, durante a realização da Ação Social na Merck, em Jacarepaguá. Cerca de 50 casais converteram a união estável em casamento. Outras ações de natureza jurídica foram realizadas. Os juízes que atuaram foram: Raquel de Oliveira, Keila Blank de Cnop, André Souza Brito, Lisia Carla Vieira Rodrigues, Glória Heloísa da Silva, Luis Gustavo Vasques, Florentina Ferreira Bruzzi, Aylton Cardoso Vasconcellos, Monique Abreu David, Patrícia Domingues Salustiano, Tula Correa de Mello Barbosa, Gracia Cristina Moreira do Rosário e Priscila Abreu David.

Fonte: TJ-RJ | Fotos: Marcos Aguiar