AMB | 13 de janeiro de 2022 15:22

Juízas afegãs conduzirão seminário sobre Judiciário e democracia

Acolhidas no Brasil desde outubro de 2021, sete juízas afegãs farão palestras no seminário “Justiça no Afeganistão: uma perspectiva sobre Poder Judiciário e democracia”, em 23 de fevereiro, às 9h. Magistrados podem se inscrever no evento virtual, organizado pela Escola Nacional da Magistratura (ENM).

O objetivo do seminário é arrecadar recursos que serão integralmente revertidos para as magistradas refugiadas e seus parentes. Inscreva-se aqui e contribua com as juízas – a partir de R$ 50. Os participantes receberão certificados emitidos pela ENM.

Para a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, o seminário resgata a dignidade das magistradas. “Temos um compromisso solidário de fazer com que essas famílias retomem suas vidas. A ideia foi abrir uma porta. Todos temos responsabilidade em ajudar”, ressaltou.

Transmitido por meio da plataforma Zoom, o evento destacará a importância dos pilares na construção da vida justa, da liberdade e da proteção da dignidade humana.

As juízas refugiadas tratarão de aspectos como a efetividade na garantia de direitos dos cidadãos da Constituição do Afeganistão de 2004, construída em um ambiente deliberativo, que previa igualdade de direitos entre homens e mulheres; a relação “Estado x religião”; o significado da Sharia (Lei Islâmica) e a relação hierárquica com a atual Constituição do Afeganistão; o atual sistema de ordenamento jurídico afegão, o funcionamento do Poder Judiciário local e à representatividade feminina na Magistratura afegã, além dos desafios da atuação de uma magistrada no país.

Desde que o regime Talibã retomou o poder no Afeganistão, a AMB articulou o resgate das magistradas em atendimento a pedido da Associação Internacional de Mulheres Juízas. A operação mobilizou entidades estrangeiras e do Brasil para auxiliar as refugiadas. Ao todo, são 26 pessoas, sete juízas – três delas casadas com juízes -, filhos e parentes próximos. Doações podem ser feitas por Pix: pix.nosporelas@fbb.org.br.

Leia também: CNJ abre inscrições na 2ª edição do Prêmio Prioridade Absoluta
Primeiro lote de inscrições no Congresso de Magistrados termina em fevereiro
Com o apoio da AMAERJ, Fórum da Leopoldina inaugura brinquedoteca