Com o objetivo de alegrar o Natal de diversas crianças das comunidades de Camboinhas e do Cafubá, em Niterói, a juíza Daniela Brandão Ferreira, 2ª tesoureira da Amaerj e titular da 1ª Vara de Família da Capital, convida todos os associados a participar da campanha para arrecadar roupas, sapatos, brinquedos, material escolar e alimentos para crianças da região, através do sistema de apadrinhamento. A iniciativa tem o apoio do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) e é realizada pela magistrada, em parceria com a promotora do Ministério Público (MP-RJ), Suzana Lopes, e com o grupo espírita Associação Irmã Tereza D´Ávila. Ainda há crianças aguardando apadrinhamento para este Natal. Interessados têm até o dia 10 de dezembro para participar. Cerca de 500 magistrados já contribuíram com o projeto.
Projeto atende à crianças carentes de comunidades em Niterói
Idealizado em 1994 com apenas 30 crianças cadastradas, hoje a iniciativa completa 20 anos e atende a cerca de 700 meninos e meninas. A juíza Daniela Brandão explica que para participar é simples: basta “adotar” uma criança no Natal. Após essa fase, o padrinho recebe informações sobre idade, manequim e tamanho do calçado do apadrinhado. Em seguida, o benfeitor recebe um saco plástico de TNT (material conhecido como “tecido não tecido”), para acondicionar as doações. Crianças até cinco anos devem receber leite em pó, além dos itens básicos. Já os maiores ganham os itens mencionados, mais material escolar e guloseimas (doces ou biscoitos, por exemplo).
Após embaladas as doações nos sacos TNT, que são identificados por cor e número, o material é levado até as comunidades, em um caminhão cedido pela Presidência do TJ-RJ. O período de cadastramento das crianças ocorre em outubro, e as doações geralmente são distribuídas em meados de dezembro.
A iniciativa conta com a participação de juízes, desembargadores, promotores, defensores públicos, serventuários, familiares e amigos próximos dos envolvidos no projeto. A ação teve como referência o trabalho realizado pelo grupo dos Vicentinos, da Igreja Católica, que promovia projeto semelhante em outra região de Niterói.
Os interessados em participar podem entrar em contato com a juíza Daniela Brandão através do e-mail danielabrandao@tjrj.jus.br ou pelos telefones 3133-4681 e 3133-3478.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj