Notícias | 22 de agosto de 2012 12:10

Toma posse hoje, em São Pedro da Aldeia, o novo presidente da 7ª Seção Regional da Amaerj, Fábio Costa Soares

Logo mais, às 19h, na sede praiana da Associação, em São Pedro da Aldeia, o juiz Fábio Costa Soares toma posse como presidente da 7ª Seção Regional da Amaerj, que abrange as comarcas de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Araruama, Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Saquarema. O principal objetivo do novo presidente, juiz Fábio Costa Soares, é “o fortalecimento do sentimento associativo, com incentivo à participação efetiva dos magistrados do interior, nos debates sobre questões relevantes para a magistratura e com a apresentação de propostas ligadas à carreira e ao exercício da função judicante no interior”.

Juiz Fábio Costa Soares, novo presidente da 7ª Seção Regional da Amaerj

Ao lado dos colegas Silvana da Silva Antunes (diretora executiva), Ricardo Pinheiro Machado (diretor secretário), Carlos Eduardo Iglesias Diniz e Rafael Rezende das Chagas (suplentes), o novo presidente terá pela frente a missão de veicular e representar as reivindicações dos juízes do interior, aumentando a participação dos magistrados da região nos debates de questões referentes à classe, o que segundo ele muitas vezes se torna difícil  em função da distância entre as diversas comarcas. “A Regional levará ao conhecimento da Amaerj os anseios dos magistrados do interior, ampliando o diálogo muitas vezes dificultado pela distância entre as diversas Comarcas e a sede da Associação”, afirmou o juiz.

O juiz Fábio Costa, especialista em Direito do Consumidor (UERJ/CEPED – 2003), ingressou na magistratura em 2004 e se tornou Mestre em Direito Processual pela UERJ, em 2005. O magistrado é autor de artigos jurídicos e do livro Acesso do Consumidor à Justiça – Os fundamentos constitucionais do direito à prova e da inversão do ônus da prova, lançando em 2005 pela editora Lumen Juris. Ao longo de sua carreira, integrou a Turma Recursal Cível, foi defensor público do Estado do Rio de Janeiro, entre 1999 e 2004, atuou como promotor de justiça do Estado do Rio, entre 1998 e 1999, e foi membro do Conselho Penitenciário do Rio de Janeiro, como representante da Defensoria Pública, de 1999 a 2001.  Atualmente é juiz de Direito Titular do Juizado Especial Cível de Cabo Frio, onde atua desde 2004, é professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) e atua como juiz dirigente do 11º Núcleo Regional da Corregedoria (NUR).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj