Notícias | 05 de novembro de 2012 14:00

Terminam hoje as inscrições para o I Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos

Vai até hoje , às 18 horas, o  prazo das inscrições para o I Prêmio Juiza Patrícia Acioli de Direitos Humanos. Toda a sociedade pode participar nas duas categorias disponibilizadas: Monografias e Práticas Humanistas. O incentivo ao combate ao crime organizado é o foco do prêmio promovido pela Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro – Amaerj e apoiado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha).

A premiação busca colaborar com iniciativas voltadas à denúncia do crime organizado, auxílio às vítimas de violência, preservação da vida, conscientização da população, educação, promoção da qualidade de vida e dignidade da pessoa humana. Além disso, estudantes com trabalhos, artigos ou monografias sobre o tema também podem concorrer.

O objetivo da premiação é garantir a participação de profissionais das mais diversas áreas de atuação, como jornalistas que atuem na investigação e denúncia do crime organizado, ambientalistas que tenham o trabalho ameaçado por garimpeiros ou desmatadores, juristas que atuem na proteção e auxílio das vítimas de organizações criminosas e organizações coletivas ou individuais que promovam práticas voltadas ao enfrentamento de entidades criminosas.  Segundo a juíza Denise Appolinária, diretora de Direitos Humanos da Amaerj, “embora esta discussão esteja partindo de uma associação de juízes, ela se desdobra e alcança também advogados, ambientalistas, jornalistas, principalmente aqueles que atuam na área investigativa e que muitas vezes têm seu trabalho e vida ameaçados”, afirma a magistrada.

Premiação

Os vencedores, um na categoria de Monografia e outro na categoria Práticas Humanistas, ganharão passagens de ida e volta para Milão – Itália. A premiação também poderá ser revertida em dinheiro, bastando o candidato requerer verbalmente. A premiação também concederá Menção Honrosa aos trabalhos que se destacarem em cada categoria. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação, que acontecerá em 3 de dezembro, às 17h, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia contará com a presença de autoridades de Judiciário, Legislativo e Executivo, além de personalidades do mundo acadêmico e representantes de diversas instituições de ensino. A Amaerj, com isso, objetiva dar a maior visibilidade possível aos trabalhos premiados, que também terão amplo destaque na mídia nacional.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de novembro, às 18h. Os interessados devem acessar o site www.amaerj.org.br para obter todas as informações e acessar o regulamento do I Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos.

Os candidatos da categoria Monografias não deverão ter o trabalho identificado para garantir isenção total na avaliação da banca examinadora. Quem optar por enviar trabalhos via correio deve ficar atento aos prazos, pois não serão aceitos os que chegarem após a data e horário estabelecidos. Os vencedores ganharão uma passagem de ida e volta para Milão, na Itália.

Os trabalhos serão analisados por quatro jurados: Luis Felipe Salomão, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ex-presidente da Amaerj, Luiz Felipe Francisco, desembargador da 8ª Câmara Cível do TJ-RJ, Denise Appolinária dos Reis, juíza da 1ª Vara Cível de Alcântara e diretora de Direitos Humanos da Amaerj, e pelo advogado Técio Lins e Silva.

Os interessados em participar podem esclarecer as dúvidas com o colaborador Estevão Fortes, pelos telefones (21) 3133-2726, 3861-1100 ou pelo e-mail premio@amaerj.org.br. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação, que será realizada em 3 de dezembro, às 17h, no auditório Renato de Lemos Maneschy, na sede da Amaerj.

Confira aqui o regulamento do Prêmio.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj