Notícias | 01 de novembro de 2012 15:52

I Prêmio Patrícia Acioli: Rádio Nacional do DF entrevista diretora de Direitos Humanos da Amaerj

O I Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos, promovido pela Amaerj, é o destaque do programa Enfoque Jurídico, da Rádio Nacional de Brasília. Na tarde de hoje, às 13h15, a diretora de Direitos Humanos da Associação, juíza Denise Appolinária, foi entrevistada. Na ocasião, a magistrada falou sobre a premiação promovida pela Amaerj, que encerra o prazo de inscrição na próxima semana, em 5 de novembro.

Saiba mais sobre o Prêmio

O incentivo ao combate ao crime organizado é o foco do I Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos, promovido pela Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro – Amaerj e apoiado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A premiação, que possui as categorias Práticas Humanistas e Monografias, busca colaborar com iniciativas voltadas à denúncia do crime organizado, auxílio às vítimas de violência, preservação da vida, conscientização da população, educação, promoção da qualidade de vida e dignidade da pessoa humana. Além disso, estudantes com trabalhos, artigos ou monografias sobre o tema também podem concorrer.

O objetivo da premiação é garantir a participação de profissionais das mais diversas áreas de atuação, como jornalistas que atuem na investigação e denúncia do crime organizado, ambientalistas que tenham o trabalho ameaçado por garimpeiros ou desmatadores, juristas que atuem na proteção e auxílio das vítimas de organizações criminosas e organizações coletivas ou individuais que promovam práticas voltadas ao enfrentamento de entidades criminosas.  Segundo a juíza Denise Appolinária, diretora de Direitos Humanos da Amaerj, “embora esta discussão esteja partindo de uma associação de juízes, ela se desdobra e alcança também advogados, ambientalistas, jornalistas, principalmente aqueles que atuam na área investigativa e que muitas vezes têm seu trabalho e vida ameaçados”, afirma a magistrada.

Premiação

Os vencedores, um na categoria de Monografia e outro na categoria Práticas Humanistas, ganharão passagens de ida e volta para Milão – Itália. A premiação também poderá ser revertida em dinheiro, bastando o candidato requerer verbalmente. A premiação também concederá Menção Honrosa aos trabalhos que se destacarem em cada categoria. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação, que acontecerá em 3 de dezembro, às 17h, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia contará com a presença de autoridades de Judiciário, Legislativo e Executivo, além de personalidades do mundo acadêmico e representantes de diversas instituições de ensino. A Amaerj, com isso, objetiva dar a maior visibilidade possível aos trabalhos premiados, que também terão amplo destaque na mídia nacional.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de novembro, às 18h. Os interessados devem acessar o site www.amaerj.org.br para obter todas as informações e acessar o regulamento do I Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj