Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux receberá comendas de sete instituições nesta quinta-feira (17), às 17h, no Plenário da Lâmina Central do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A Medalha AMAERJ será entregue ao ministro em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao fortalecimento do Poder Judiciário e do associativismo dos magistrados brasileiros.
Também homenagearão Fux o TJ-RJ, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a Câmara de Vereadores do Rio, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) e o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).
Luiz Fux, de 69 anos, graduou-se em Direito em 1976 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Foi promotor de Justiça do Rio de Janeiro de 1979 a 1982. No ano seguinte, ingressou na Magistratura fluminense por meio de concurso público, tendo sido juiz de 1983 até 1997, quando foi promovido a desembargador do TJ-RJ.
Atuou como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de 2001 a 2011, quando tomou posse no STF. Foi ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2014 a 2018, tendo exercido a presidência da Corte entre fevereiro e agosto de 2018. Presidiu o STF e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2020 a 2022.
É membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas desde 2008 e da Academia Brasileira de Filosofia desde 2014. Presidiu a comissão de juristas que elaborou o anteprojeto do Código de Processo Civil, em vigor desde 2016.
Leia também: Conselho da Magistratura recomendará candidatos à remoção no dia 1º
AMAERJ retoma a campanha Doe um Look a partir de domingo (20)
Juíza Beatriz Torres de Oliveira recebe Medalha Tiradentes na Assembleia