Notícias | 16 de novembro de 2011 14:35

Fórum de Resende ganha 2ª Vara Criminal

Em visita às comarcas do Sul do Estado, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, instalou na última sexta-feira, dia 11, a 2ª Vara Criminal de Resende. Criada por transformação do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Especial Criminal, a nova serventia vai desafogar a distribuição das ações criminais, antes destinadas apenas à 1ª Vara, que tem um acervo de 3.400 processos.

Além de Resende, o presidente esteve em quatro fóruns da região: Itatiaia, Porto Real, Barra Mansa e Volta Redonda. O objetivo das visitas foi conversar com os servidores e juízes, ouvindo suas sugestões e solicitações, além de passar informações do trabalho que tem sido feito pela atual administração. Durante os encontros, o presidente falou sobre os concursos para juízes e servidores.

“A primeira prova do concurso para a magistratura será realizada no dia 27 deste mês. Já o edital para a seleção de servidores deve ser publicado na primeira semana de dezembro, e pretendemos marcar a prova para o início de fevereiro, antes do carnaval”, anunciou.

Nas reuniões, o presidente Manoel Alberto informou aos serventuários que assinou um acordo com o sindicato para um aumento do auxílio refeição e do auxílio transporte. Também já foi iniciado um estudo para que, no ano que vem, sejam realizadas promoções e progressões de servidores.

“Pretendemos que isso ocorra ainda no primeiro semestre de 2012. A última iniciativa neste sentido alcançou apenas 13% da categoria. A intenção é beneficiar um maior número de pessoas”, disse.

Também foi abordada a questão dos pagamentos dos funcionários, que, a partir de janeiro de 2012, passarão a ser feitos pelo banco Bradesco. O presidente adiantou que cada servidor terá direito a um dia de folga para fazer a abertura da nova conta, de acordo com o cronograma que estará disponível a partir do dia 25 deste mês. Ele alertou, no entanto, que todos poderão escolher o banco onde querem receber o salário, bastando, para isso, avisar ao funcionário do Bradesco na hora da abertura da conta.

“Sugiro, porém, que esperem uns dois meses para tomar essa decisão, pois estou negociando com o Bradesco uma taxa abaixo da média para o empréstimo consignável”, alertou o presidente.

Quanto às dificuldades dos servidores das comarcas do interior de conseguir atendimento com o plano de saúde, em razão da falta de médicos credenciados, o desembargador revelou que está mantendo contato com a Amil. “Estamos conversando para solucionar este problema da melhor maneira possível”, disse. Ele sugeriu às demais comarcas que fizessem como Barra Mansa, que entregou uma listagem com nomes de profissionais que têm interesse em ser credenciados pela empresa.

Foi anunciada também a troca de todo o parque tecnológico do Tribunal. Ao todo, serão 12 mil novos computadores, sendo 5.500 este ano e mais 6.500 no ano que vem. As impressoras também serão trocadas por multifuncionais.

Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-RJ