* TJ-RJ
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) instalou nesta segunda-feira, dia 30, a 2ª Vara Criminal do Fórum da Comarca de Itaboraí, localizado na Av. Vereador Hermínio Moreira 380, Centro.
O presidente do Tribunal, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, que não pôde comparecer ao evento, enviou uma mensagem de estímulo aos juízes e serventuários que vão atuar na nova serventia. Na solenidade, ele foi representado pelo presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional de Qualidade dos Serviços Judiciais (Comaq), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.
Segundo o desembargador Ricardo Cardozo, a inauguração simboliza o compromisso do Tribunal em prestar atendimento jurisdicional à população. Ele disse que a Comaq estuda a criação no Estado de mais duas ou três varas até o final do ano, suprindo as demandas mais imediatas. “Gostaríamos, se possível, de atender a todas as demandas, porém existe uma carência material e humana. Por isso, temos que fazer atendimentos pontuais”, disse o presidente da Comaq.
O diretor do Fórum de Itaboraí, juiz Almir Carvalho, lembrou que a cidade está em expansão e com crescimento populacional. O juiz Daniel Fonseca, que atua na 1ª Vara Criminal do Fórum de Itaboraí, vai acumular provisoriamente a nova serventia.
Compareceram também à cerimônia o juiz-auxiliar da Presidência Luiz Márcio Victor Alves Pereira, os juízes Rosana Albuquerque França, Rafael de Oliveira Monaco, os diretores Francisco Motta Budal, da Diretoria-Geral de Logística (DGLOG), e Nílton Benevides Sant’Anna, da Diretoria-Geral de Engenharia (DGENG), representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e da OAB.
Fonte: TJ-RJ