AMB | 29 de novembro de 2021 11:35

‘Fantástico’ entrevista duas juízas do Afeganistão acolhidas no Brasil

Juízas afegãs identificadas como Benesh e Esin | Foto: Reprodução/ Fantástico

A iniciativa brasileira de abrigar sete juízas do Afeganistão após a ascensão do Talibã ao poder foi destaque de reportagem do “Fantástico” programa da TV Globo. A entrevista da jornalista Sônia Bridi com a presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Renata Gil, e duas magistradas do país asiático foi ao ar na edição deste domingo (28).

Identificadas com nomes fictícios, Benesh e Esin atuavam nas esferas criminal e militar. Elas integram a primeira geração de mulheres na Magistratura afegã e chegaram a condenar homens ligados ao grupo fundamentalista.

Entidades internacionais estavam em alerta quando, após 20 anos de ocupação americana, o regime extremista retomou o controle do governo no fim de agosto. Segundo a reportagem, a IAWJ (Associação Internacional de Mulheres Juízas, na sigla em inglês) promoveu uma operação sigilosa para retirar as magistradas e suas famílias da capital, Cabul, para o norte do Afeganistão em uma rota segura. De lá, a comitiva de 26 pessoas – as sete juízas com os maridos e filhos – embarcou para a Grécia.

A presidente da AMB explicou à jornalista que somente obteve informações do trajeto quando o grupo estava a caminho do Brasil. “Só fui informada do dia em que partiriam e em que companhia aérea chegariam. Eu as aguardei durante três dias no aeroporto em voos distintos”, disse Renata Gil.

Presidente da AMB, Renata Gil, é entrevistada pela jornalista Sônia Bridi | Foto: Reprodução/ Fantástico

O grupo, que obteve visto humanitário, chegou ao Brasil entre os dias 18 e 20 de outubro. Alocados em local secreto, estão aprendendo português. As crianças estudam em uma escola católica com bolsas de estudo. Veja aqui a reportagem do “Fantástico” na íntegra.

Campanha ‘Nós por Elas’

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) lançou a campanha “Nós por Elas” em 20 de outubro para ajudar as juízas afegãs e seus parentes. O Banco do Brasil disponibilizou conta e chave Pix para receber doações. A chave de identificação é o e-mail pix.nosporelas@fbb.org.br. A Fundação Banco do Brasil doou R$ 100 mil.

A associação nacional criou, ainda, o Selo Humanitário da AMB a fim de estimular a participação de instituições da sociedade civil organizada com doações para o fundo do programa. Saiba mais informações aqui.

Leia também: Eleição presencial da AMAERJ irá até as 18h desta segunda-feira (29)
AMAERJ parabeniza magistrados pelos 30 anos do 12º Concurso
Direitos LGBTQIA+ serão debatidos pela EMERJ em evento nesta quarta (1º)