Notícias | 04 de novembro de 2011 15:28

Exposição “Viagens italianas” no Arquivo Nacional

Como parte das comemorações do Momento Itália/Brasil, a exposição, com curadoria das pesquisadoras Claudia Heynemann e Renata William Santos do Vale, reúne documentos do acervo do Arquivo Nacional e do Arquivo do Estado de Roma, com originais de livros, obras raras, manuscritos, gravuras, litografias, fotografias, cartografia, filmes e gravações em torno da cultura e história italianas e sua relação com o Brasil em diferentes instâncias e épocas. Um dos destaques é o conjunto de quatro Livros de Horas, do final do século XV, escritos em latim, flamengo e alemão gótico.

Dos navegadores do Renascimento aos viajantes dos séculos XIX e XX, os italianos estabeleceram rotas e destinos que envolveram todo o continente americano e que são encontrados na origem latina de parte da identidade brasileira, seja no direito, no pensamento político, na tradição religiosa ou na língua. No ano em que se comemoram os 150 anos da unificação italiana, o Arquivo Nacional selecionou em seu acervo fundos documentais que expressam a profunda relação entre as duas culturas, o que se procurou retratar nos quatro módulos que compõem a exposição.

Módulo I – Da herança clássica às Luzes

Este módulo será composto de livros raros publicados a partir do século XVI que evidenciam o vínculo que a época moderna estabelece com a origem greco-romana, contendo temas da Antiguidade, como a vida dos cézares e a guerra judaica. Também neste módulo poderão ser vistas correspondências manuscritas entre a Coroa Portuguesa e a Casa de Savoia.

Módulo II – Imigração italiana e influência no Brasil

O maior módulo da exposição trata da presença italiana no Brasil desde a imigração espontânea até as grandes levas de trabalhadores, que contaram com a subvenção do Estado imperial para emigrarem, em meio ao fim do escravismo. Um painel sobre o maestro brasileiro Henrique Oswald, de origem italiana, que atuou em Florença e Gênova, também comporá este módulo.

Módulo III – O Brasil na guerra

Imagens inesquecíveis, cedidas pelo Arquivo do Estado de Roma, dos pracinhas, dos aviadores da FAB, dos riscos, do sofrimento, da paisagem italiana em meio ao confronto e do retorno vitorioso estarão neste módulo.

Módulo IV – A Itália nas telas do pós-guerra

Uma sala inteiramente dedicada ao cinema italiano dos anos 1950 a 1970. Será composta de fotografias, cenas de filmes, atores e diretores que fizeram uma das mais poéticas e desafiadoras cinematografias contemporâneas.

Vídeos

O vídeo “A Campanha da FEB na Itália”, de Jean Manzon, produzido pela Agência Nacional, será exibido durante a Exposição. Com as cerca de 400 imagens da exposição Viagens italianas, parte dessa história estará reunida através do expressivo acervo do Arquivo Nacional que, desta forma, em parceria com a Unesco, o Arquivo do Estado de Roma, o Instituto Italiano de Cultura e a Embaixada da Itália no Brasil, se associa às comemorações do sesquicentenário da unificação da Itália.

Exposição Viagens Italianas

Data: Até 10/02/12

Horário visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h

Local: Arquivo Nacional (Praça da República, 173 – Centro)

Fonte: Divulgação e O Globo