Notícias | 20 de maio de 2013 18:23

Estandes do TJ-RJ recebem 2 mil pessoas no Ação Global Mulheres

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro prestou uma média de 2 mil atendimentos neste sábado, dia 18, durante a Ação Global Mulheres – parceria da TV Globo e do Sesi –, realizada no antigo Jardim Zoológico, em Vila Isabel. O TJ ofereceu à população serviços nas áreas de sub-registro e violência contra a mulher. 

O estande com ações voltadas à violência contra a mulher distribuiu 1.200 cartilhas educativas sobre a Lei Maria da Penha e orientou cerca de 800 pessoas sobre o tema. Um homem que foi àquele espaço disse que, se tivesse obtido informações antes sobre o assunto, hoje não estaria respondendo criminalmente por suas ações.

Já na área de sub-registro, as magistradas Cláudia Motta e Ana Célia Montemor realizaram 24 audiências, possibilitando às pessoas acesso à primeira certidão de nascimento, a carteiras de identidade, à retificação de registro civil e ao registro civil tardio. Os serviços foram totalmente gratuitos, e nenhuma taxa foi cobrada para a obtenção dos documentos.

Gilda, moradora de Paciência, de 42 anos, foi ao estande do TJ para tentar conseguir sua primeira certidão de nascimento, além de carteira de identidade. Após audiência com a juíza Cláudia Motta, ela se vê muito perto de realizar seu sonho: “Minha mãe me deu ao nascer, sem qualquer documentação. Assim vivi. Mas sempre com muitas dificuldades, até para conseguir um emprego com carteira assinada”, disse ela, que, a partir de hoje, passará a assinar Gilda do Nascimento Fontes. A magistrada afirmou que, após a audiência, são realizadas diversas diligências para apurar a veracidade dos fatos relatados. 

A estudante Waleska Oliveira dos Santos Pereira, de 19 anos, veio retificar sua certidão de nascimento. “Grafaram meu último sobrenome errado. Isso dificultava a vida”.  A jovem saiu feliz com sua nova documentação.

Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-RJ