Notícias | 04 de julho de 2011 15:28

Espaço Botani recebe primeiro grupo para o SPA

Na última semana, entre 26 de junho e 1º de julho, o Espaço Botani recebeu o primeiro grupo encaminhado pela Mútua dos Magistrados para realizar o programa de SPA da Amaerj. A recepção foi feita pelo presidente da Amaerj, desembargador Antonio Siqueira, e pela equipe do Espaço Botani, que conta com nutricionista, psicólogo, professor de educação física, fisioterapeuta e podóloga.

O grupo contou com sete participantes, entre eles o presidente da Mútua, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, e o presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal da Mútua, desembargador Newton Paulo Azeredo da Silveira.

Diversidade e contato com a natureza

Os spasianos passam por uma avaliação nutricional assim que chegam ao SPA. Na segunda-feira, antes de começar as atividades físicas, é verificada a pressão arterial, a taxa de glicose e é realizada uma avaliação funcional.

As atividades físicas são divididas em dois momentos do dia. O início do treinamento é uma caminhada, que explora diferentes trilhas da região, às 8h. A segunda atividade, acompanhada pelo professor de educação física Fábio Coelho e pela técnica em enfermagem Sandra Pimentel, é a ginástica localizada. Ao longo da semana, os exercícios divididos trabalham resistência física, alongamento, relaxamento, força muscular e enrijecimento abdominal.

A médica Danielle Gregory, gerente médica da Mútua dos Magistrados, aprovou a proposta do SPA. “As atividades físicas ao ar livre, as caminhadas que possibilitam contato com a natureza, que não temos na cidade, são opções muito atraentes”, afirmou a médica. Ela também elogiou o ritmo das atividades. “São diversificadas e equilibradas. Tudo se encaminha de forma gradual, deixando as atividades mais relaxantes para o fim do dia, o que garante uma boa noite de sono”.

O trabalho físico é complementado diariamente com oficinas e terapias corporais. As oficinas abrangem atividades físicas, lúdicas e palestras. Estão disponíveis aulas de yoga, dança e canto. As palestras tratam de saúde, bem estar, alimentação, males do sedentarismo e comportamento.

As terapias corporais tem como foco o relaxamento e os cuidados estéticos. São oferecidas diversas técnicas de massagem, como tui-na, shiatsu, coktail, ayurvédica e reflexologia podal. Entre os cuidados estéticos estão drenagem linfática e bambuterapia.

A gerente de relacionamento da Mútua, Mônica Fontenelle, apontou as terapias corporais como um dos itens que mais se destacou no serviço oferecido. “Os profissionais que realizam as terapias e massagens são altamente qualificados”, atestou. Ela também ficou impressionada com as instalações. “A reestrutura da sede foi excelente, com certeza é um incentivo. Quando as pessoas conhecerem o Espaço vão querer participar do SPA”, concluiu.

Programa alimentar para acelerar

O programa alimentar do SPA é dividido em seis refeições diárias e visa acelerar o metabolismo. Para a nutricionista Jacqueline Oliveira, responsável pelo cardápio do Espaço Botani, a preocupação vai além da nutrição. “Nossa preocupação é despertar uma nova emoção em cada refeição oferecida, promover uma revolução interna”, afirma a nutricionista que é especializada em alimentação natural e desintoxicação.

O sabor apurado dos pratos foi o que chamou a atenção da advogada Érika Azeredo Silveira. “Encontrei sofisticação nos temperos e ingredientes”, pontuou.

O cardápio conta com suco verde, drink termogênico, almoço, lanche e jantar – com variadas opções de salada, molhos, sopas e massa -, sorvete de frutas, suco e chás. As refeições são distribuídas para garantir energia e disposição para realização das atividades propostas ao longo do dia.

O desembargador Newton Paulo Azeredo, aprovou o cardápio. “Os pratos são bonitos, gostosos e estimulantes. As atividades também são adequadas, o que é muito importante”, concluiu o magistrado.

Relaxamento e cuidados específicos

O programa de SPA proposto pelo Espaço Botani tem dois perfis de pacientes: os casos com indicação médica (hipertensão, diabetes, obesidade, estresse) e os pacientes que buscam relaxamento e cuidados estéticos.

O primeiro grupo – pacientes com problemas de saúde – recebe tratamento focado para cada tipo de doença. Seguindo indicação médica, o SPA oferece dieta personalizada, terapias focadas e atendimento psicológico.

Intervenção preventiva

O paciente que deseja relaxar, cuidar do corpo e sair do ritmo da cidade também recebe cuidados especializados. O foco do tratamento é a intervenção preventiva. O objetivo é estimular hábitos alimentares e físicos mais saudáveis para evitar as doenças causadas pelo estresse, má alimentação e ausência de atividades físicas.

O psicólogo Clécio Branco, que promove palestras sobre ansiedade, depressão e estilo de vida, recomenda o tratamento para os juízes que estão iniciando a carreira. Segundo o psicólogo, “a experiência ajuda a incluir hábitos saudáveis na rotina diária. Isto contribui na preparação para a vida na magistratura, que é sempre agitada e estressante”, pontua.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj