AMAERJ | 06 de maio de 2022 13:12

Em cerimônia na Alerj, Felipe Gonçalves recebe Medalha Tiradentes

Em solenidade na noite desta quinta-feira (5), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o juiz Felipe Carvalho Gonçalves da Silva, presidente da AMAERJ de 2020 a 2022, foi agraciado com a Medalha Tiradentes, maior honraria do Poder Legislativo fluminense.

O Projeto de Resolução (nº 1002/2022) que concedeu a Medalha Tiradentes ao magistrado é de autoria dos deputados Tia Ju (Republicanos) e André Ceciliano (PT), presidente da Alerj. A proposta foi aprovada pelo plenário da casa.

A mesa da solenidade foi composta pelo presidente do TRE-RJ, desembargador Elton Leme; pela 1ª secretária da AMAERJ, juíza Flávia Melo Balieiro; pelos presidentes da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Amperj) e da Associação dos Procuradores do Estado do Rio de Janeiro (Aperj), Cláudio Henrique Viana e Adriana Bragança; pelo 1º vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Carlos Eduardo Machado; pelo defensor público-geral, Rodrigo Pacheco; e pelos deputados estaduais Tia Ju e André Ceciliano (PT).

Ao discursar, Gonçalves disse que “foi com imensa honra que recebi a notícia de que seria agraciado com a Medalha Tiradentes, por meio de proposição da deputada Tia Ju, em coautoria com o presidente André Ceciliano e com os deputados Dionísio Lins, Marcelo Cabeleireiro, Marcelo Dino, Giovani Ratinho, Átila Nunes e Marcos Muller”.

O homenageado falou sobre o sentimento de receber esta condecoração. “Me sinto muito honrado, agradecido e emocionado por recebê-la. Na realidade, para mim, é muito difícil organizar os sentimentos ao receber uma homenagem desta importância. Porque nada tenho feito além de cumprir as minhas obrigações de agente público, com vistas a servir a população do Estado do Rio de Janeiro, primeiramente na função de defensor público e, desde 2006, como magistrado”.

“Farei de tudo para merecê-la pelo resto da minha vida. Este título exige que seu portador caminhe com uma postura compatível com o que representa. Certamente será mais uma fonte de força motriz da minha perseverança em ser um cidadão melhor. Nada tão gratificante do que poder andar nos corredores do fórum e nas calçadas de cabeça erguida e não se ver envolvido em escândalos”, acrescentou Felipe Gonçalves.

Representante da AMAERJ na solenidade, Flávia Melo Balieiro destacou o trabalho do ex-presidente na Associação. “As conquistas do incansável Felipe Gonçalves ficarão marcadas na história da AMAERJ. Sua atuação honra a todos nós, magistrados”.

“Sem Felipe na presidência da Associação, teria sido bem mais difícil superarmos as dificuldades enormes que enfrentamos em época tão complicada. Nada mais justo, portanto, que o nosso colega, Felipe Carvalho Gonçalves da Silva, receba a Medalha Tiradentes, máxima honraria do Poder Legislativo do Estado do Rio de Janeiro”, disse a magistrada.

Ceciliano destacou a atuação do magistrado junto ao Legislativo “Quero aqui em meu nome, do plenário, da Assembleia, da deputada Tia Ju, agradecer o carinho e a atenção das associações. Não só do dr. Felipe, da AMAERJ, mas da Amperj, Aperj e Adperj, porque nesse período que estou à frente da presidência sempre tivemos uma relação muito transparente e isso é fundamental para avançarmos”.

Felipe Gonçalves

O magistrado é o atual representante da AMAERJ na Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (Comaq). Felipe Gonçalves é juiz titular da 2ª Vara Criminal de Belford Roxo (cidade na Baixada Fluminense). Magistrado desde 2006, atuou também nas comarcas de Macaé, Maricá e Magé.

Gonçalves é graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mestre em Direito Processual e doutorando em Direito Processual pela Uerj. Antes de ingressar na Magistratura, foi defensor público do Estado do Rio de Janeiro de 2002 a 2006.

Na AMAERJ, além da presidência, integrou o Conselho Deliberativo nos biênios 2012/2013 e 2016/2017 e exerceu a função de 2º secretário em 2018 e 2019.

Leia também: Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro terá 53 novos juízes
Juiz de Resende palestra sobre os limites da atuação dos três Poderes
Juíza Flávia Viveiros de Castro fará palestra em evento da EMERJ