Notícias | 14 de dezembro de 2012 11:00

Em cartaz no Museu Nacional de Belas Artes exposição que marca os 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga

No mês de aniversário de 100 anos de “Gonzagão”, o Museu Nacional de Belas Artes/IBRAM/MinC  abre em 17 de dezembro,  às 19h,  a exposição O IMAGINÁRIO DO REI – VISÕES SOBRE O UNIVERSO DE LUIZ GONZAGA,  com curadoria de Bené Fonteles. Esta exposição é uma homenagem coletiva de sessenta artistas de todas as regiões do país, dentro das comemorações do “Ano Luiz Gonzaga”, com uma rica e diversificada iconografia sobre a vida e obra de “Gonzagão”, como o artista era mais conhecido.

Luiz Gonzaga, conhecido por todos como “Gonzagão”

A mostra reúne além das mais de 160 obras de arte criadas – quase todas especialmente para a mostra em varias técnicas e linguagens de expressão -, fotografias históricas e raras de Luiz Gonzaga, livros, cd’s e quatro filmes que serão exibidos na exposição. O evento contará também a participação especial dos multi-artistas Narcélio Grud e Tércio Araripe, que criaram um instrumento musical especialmente para as crianças que visitarem a mostra.

Na mostra serão projetados os filmes: Viva São João! de Andrucha Waddington, O Milagre de santa Luzia de Sergio Roizenblitz, O Homem que Engarrafava Nuvens de Lírio Ferreira e Luiz Gonzaga – A Luz dos Sertões de Rose Maria. Para Bené Fonteles, Luiz Gonzaga é um dos cinco pilares da música popular brasileira ao lado de Pixinguinha, Noel Rosa, Dorival Caymmi e Tom Jobim. Gonzaga para o curador, recriou a música nordestina – reinventando o Nordeste – junto com seus parceiros e a colocou numa dimensão brasileira e universal. Bené Fonteles recebeu com a mostra O Imaginário do Rei o Prêmio Centenário Luiz Gonzaga da Funarte / MinC.

A exposição O Imaginário do Rei já foi vista por mais de 200 mil pessoas em Recife (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Brasília (DF), e ficará aberta até o dia 24 de fevereiro.

 

INFORMAÇÕES
Exposição: “O imaginário do Rei – visões sobre o universo de Luiz Gonzaga”
Data: 17 de dezembro até 24 de fevereiro de 2013
Preço: Entrada franca
Visitação: de terça a sexta, das 10h até 18h e aos sábados, domingos e feriados, de 12h até 17h.
LOCAL: MNBA fica na av. Rio Branco, 199 – Cinelândia – RJ. Tel: (21) 2219-8474
Visite o nosso site: www.mnba.gov.br

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações do  Nossadica.com