AMAERJ | 02 de abril de 2019 15:29

Diretora da AMAERJ aborda equidade de gênero em seminário

Marcia Hollanda, diretora da AMAERJ | Foto: Ascom Ajufe/André Coelho

A juíza Marcia Hollanda, diretora de Acompanhamento de Procedimentos no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) da AMAERJ, participou do “3º Seminário Mulheres no Sistema de Justiça: Trajetórias e Desafios”, em Brasília. A juíza representou a presidente da Associação, Renata Gil, no painel “Representatividade de gênero no Poder Judiciário: apresentação de pesquisas e debates”, realizado nesta terça-feira (2).

Promovido pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho) e Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil), o encontro reuniu magistradas e especialistas para debater a igualdade de gênero no Sistema de Justiça, na segunda e terça-feiras (1º e 2), no Conselho da Justiça Federal (CJF). Na apresentação, a magistrada apresentou estatísticas da participação da mulher na Justiça Estadual, em especial no Rio de Janeiro.

Leia também: GloboNews exibe programa especial sobre juízes ameaçados
STF divulgará vídeos de membros do Judiciário contra as fake news
Associação trata de pautas da magistratura com juízes de Niterói

Participantes do painel | Foto: Ascom Ajufe/André Coelho

“O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro é um ponto fora da curva. São mais de 50% de mulheres atuando no 1º grau e pouco mais 30% no 2º grau. Apresentei estes dados na palestra, assim como a crescente participação feminina, que culminou com a eleição da desembargadora Leila Mariano para a presidência do TJ-RJ [biênio 2013-2014]. A realidade da Justiça Federal é diferente porque a participação de mulheres é inferior”, explicou Márcia.

Em sua exposição, a magistrada lembrou que a presença das mulheres no Poder Judiciário é recente. “O primeiro registro de uma juíza no Brasil foi em 1954, ou seja, há 65 anos. O aumento da entrada de mulheres por concurso começou na década de 1980, alcançou o auge nos anos 2000 e agora apresenta uma redução. É importante analisar esse cenário”, afirmou ela.

Participaram do painel Fabiana Luci, professora adjunta de Sociologia da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos); Simone Fernandes, juíza federal e secretária-geral do CJF; Luciana Conforti, juíza do Trabalho e representante da Anamatra; e Gabriela Sales, juíza federal e coordenadora do seminário.

1º Prêmio Equidade de Gênero

Em 1º de abril, foi realizada a cerimônia de entrega do 1º Prêmio Equidade de Gênero no Sistema de Justiça. Seu objetivo é valorizar e incentivar iniciativas em favor da igualdade de direitos de gênero no Poder Judiciário e demais instituições públicas. Conheça os vencedores.

Vencedoras de categoria do 1º Prêmio Equidade de Gênero | Foto: Reprodução/ Ajufe

CATEGORIA I: PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO
1º LUGAR:
Título da Prática: Programa de Participação Institucional Feminina do Superior Tribunal de Justiça-Equilibra
Descrição: O Programa de Participação Institucional Feminina do Superior Tribunal de Justiça-Equilibra foi fruto do trabalho de grupo de estudo instituído por meio da Portaria STJ/GP n.352 de 20 de novembro de 2018, que tinha como objetivo realizar estudo de medidas a assegurar a participação institucional feminina, tendo como referência inicial a Resolução n. 255 de 4 de setembro de 2018 do Conselho Nacional de Justiça.
Autor: Ministro João Otávio de Noronha

CATEGORIA II: SISTEMA DE JUSTIÇA
1º LUGAR:
Título da Prática:
Movimento Nacional De Mulheres Do Ministério Público
Descrição: Colegiado de 490 Promotoras e Procuradoras com atuação em todos os ramos do Ministério Público brasileiro, com o objetivo de discutir e superar índices de desigualdade de gênero na Instituição.
Autoras: Maria Gabriela Prado Manssur (Promotora de Justiça do Grupo Especial de Enfrentamento à Violência do Ministério Público do Estado de São Paulo); Mariana Seifert Bazzo (Promotora de Justiça na Área da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado do Paraná)

CATEGORIA III: INSTITUIÇÕES PÚBLICAS EM GERAL
1º LUGAR:
Título da Prática:
A igualdade de gênero no SENAI Pernambuco: elo de propagação da força de mulheres empreendedoras em Santa Cruz do Capibaribe
Descrição: Fruto de um conjunto de abordagens sobre as particularidades do mundo do trabalho, essa prática institucional procurou investigar os princípios que caracterizam a cidade de Santa Cruz do Capibaribe como um território da confecção, cujo foco concentra-se em ressaltar sua história, economia e a relação dos seus protagonistas, costureiras, com o empreendedorismo regional.
Autor: Adelmo Teotônio da Silva – Bibliotecário do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Pernambuco – Santa Cruz do Capibaribe.