A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) homenageou quatro magistrados do Tribunal de Justiça fluminense nesta sexta-feira (25). Maior honraria do Estado, a Medalha Tiradentes foi concedida aos desembargadores Carlos Santos de Oliveira e Fernando Antonio de Almeida. Os desembargadores Antonio Iloízio Barros Bastos e Luciano Silva Barreto receberam o Título Benemérito.
As desembargadoras Renata Silvares França Fadel e Lucia Regina Esteves de Magalhães, que também seriam homenageadas na solenidade, não puderam comparecer.
O presidente da ALerj, deputado André Ceciliano (PT), ressaltou a importância da atuação do TJ-RJ e de seus magistrados.
“A Alerj está fazendo um justo reconhecimento público ao brilhante trabalho realizado pelo Tribunal de Justiça e aos relevantes serviços prestados pelos desembargadores homenageados. Enfatizo a confiança no Judiciário, com quem o Legislativo mantém atuação colaborativa e de respeito. Essa sintonia harmônica permitiu significativos avanços nos últimos anos, em defesa do Estado, da democracia e principalmente do bem-estar da população fluminense. Prestamos os nossos mais sinceros agradecimentos aos desembargadores do TJ-RJ por tudo que têm feito por nosso Estado.”
Antonio Iloízio prometeu honrar o título recebido. “Se hoje recebemos essas honrarias em nossos nomes, também está sendo homenageada, acima de tudo, a Justiça do Estado do Rio de Janeiro”, disse.
Luciano Barreto destacou que recebe a homenagem por ser integrante do Poder Judiciário, “que presta relevantes serviços à sociedade e é fundamental ao Estado Democrático de Direito”. “Recebo com alegria essa homenagem, a qual divido com os meus pares, os quais todos os dias envidam todos os esforços para fazer aquilo que a sociedade reclama, que é a justiça.”
Fernando Antonio afirmou sentir-se “honrado por demais em receber a Medalha Tiradentes, a maior honraria do Estado”.
Carlos Santos frisou que os Poderes devem ser independentes e harmônicos. “Essa cerimônia é uma prova fidedigna da harmonia entre os Poderes. Tem de haver harmonia para que a coisa pública possa ser bem tratada e o cidadão ser o principal beneficiado. Enquanto funcionários públicos, trabalhamos apara isso. A harmonia entre os Poderes está muito bem representada aqui.”
Também compuseram a mesa das autoridades os desembargadores João Ziraldo Maia, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ); Ricardo Rodrigues Cardozo, corregedor-geral da Justiça; e Marcelo Buhatem, presidente da Associação Nacional dos Desembargadores (Andes). Eles parabenizaram os homenageados e elogiaram a gestão de André Ceciliano na Alerj, que termina neste ano.
Participaram da solenidade desembargadores e juízes do TJ-RJ, parlamentares, profissionais do Direito e parentes dos homenageados.
Leia também: Presidente Eunice Haddad participa da última reunião sob o comando de Renata Gil
Diretora da AMAERJ participa da abertura de espaço de apoio a mulheres
Corregedor do Rio recebe título de membro honorário do IAB