A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro homenageou, nesta quarta-feira (20), a desembargadora Maria Angélica Guerra Guedes, da 7ª Câmara Criminal do TJ-RJ. A magistrada recebeu a Medalha Tiradentes, maior honraria do Legislativo fluminense, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho.
A desembargadora agradeceu a homenagem e lembrou sua trajetória de 26 anos na magistratura fluminense. “A Medalha Tiradentes me deixa muito feliz, principalmente, pela homenagem partir da iniciativa de uma grande mulher, a deputada Marcia Jeovani, e por poder compartilhar essa homenagem com duas mulheres de uma grandeza imensa, a promotora Lúcia Iloizio e a talentosíssima atriz Neuza Amaral. Quero dividir essa honra com todos os meus colegas do Judiciário”, disse.
Durante a cerimônia, também foram condecoradas a promotora de Justiça Lúcia Iloizio Barros Bastos e a atriz e escritora Neuza Amaral. Autora da homenagem, a deputada Marcia Jeovani (PR) enalteceu a trajetória pessoal e profissional das três homenageadas.
“Me sinto muito feliz e honrada por poder prestar homenagem a essas três importantes mulheres, realizadas profissionalmente, que se tornaram fonte de inspiração para muitas mulheres no país”, afirmou.
Maria Angélica Guedes foi presidente do 4º Tribunal do Júri por dez anos e participou da Comissão de Legislação e Normas que, em 2014, elaborou o anteprojeto de lei do novo Código de Organização e Divisão Judiciária do Estado do Rio de Janeiro.