Notícias | 02 de fevereiro de 2015 21:49

Desembargadora Leila Mariano faz balanço da gestão à frente do TJ-RJ

Na abertura da cerimônia de posse do presidente eleito, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, a desembargadora Leila Mariano fez um balanço dos dois anos da sua gestão à frente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O relatório do Biênio 2013/2014  está disponível no site do TJ-RJ (clique aqui).

Primeira mulher a ocupar a Presidência do TJ-RJ, Leila Mariano destacou os avanços efetuados, como a revisão do Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado do Rio de Janeiro (Codjerj), de 1975, que modernizou a estrutura do Judiciário fluminense. Segundo ela, houve uma renovação do quadro de magistrados e servidores, com o ingresso de 84 juízes, a promoção de 12 desembargadores e a nomeação de cerca de mil servidores, além de cinco mil promoções de funcionários, o que foi possível graças ao Programa de Incentivo à Aposentadoria (PIA), realizado em sua gestão.

upload_00006238

Há 45 anos no TJ-RJ, como servidora e, posteriormente, magistrada,  a desembargadora Leila Mariano citou ainda a instalação de novas serventias sem custo adicional. “Foram mais de duas dezenas de órgãos jurisdicionais de 1º grau sem aumento de despesa”, afirmou. Entre eles, estão juizados da violência doméstica e familiar contra a mulher, vara da infância, da juventude e do idoso e a instalação de sete câmaras, sendo duas cíveis e cinco de direito do consumidor. A magistrada lembrou ainda que, em parceria com o executivo estadual, foi possível o pagamento de precatórios em atraso há mais de 14 anos.

Um dos destaques da sua gestão, marcada pela economicidade e pela sustentabilidade, foi também a readequação das Lâmina I do Fórum Central, para melhorar as instalações das serventias de 1ª instância. Ela citou ainda o plano quinquenal de obras, o plano de resíduos sólidos e o fortalecimento de projetos sociais.

Fonte: TJ-RJ | Foto: Brunno Dantas