AMAERJ | 10 de maio de 2019 15:41

Curso sobre gestão de processo eletrônico reúne 40 juízes

Solicitado pelos magistrados a Renata Gil, presidente da AMAERJ, o curso de formação continuada “Gestão de Processo Eletrônico” começou nesta sexta-feira (10) com a participação de 40 juízes. “O curso surgiu a partir de uma solicitação dos juízes de Niterói diante deste momento novo que estamos vivendo no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, com os atos da Corregedoria e da Presidência”, disse Renata Gil, professora responsável pelo curso.

A magistrada destacou os projetos da Associação na área acadêmica. “Meu objetivo é deixar como legado a escola internacional da AMAERJ, com diversos cursos, para que os colegas possam se reciclar. Muitas pessoas ao redor do mundo estão pensando em como lidar com a Justiça eletrônica. Gostaria que todos tivessem essa oportunidade de participar”, afirmou.

“Recentemente, vivi uma ótima experiência em Harvard. São muitas análises diferentes que não temos oportunidade de conhecer. A ideia da AMAERJ é possibilitar aos magistrados participar de cursos ao longo do ano, a partir de convênios com universidades de outros países, para elevar o nosso nível de preparo acadêmico. Nós não temos tempo, mas precisamos ter esse tempo para evoluirmos.”

O juiz-auxiliar da Presidência do TJ-RJ Fábio Porto concorda com a necessidade de cursos no exterior para os magistrados.

“A troca de informações é muito rica, abre o seu horizonte. Toda pessoa que já teve a oportunidade de fazer curso em alguma universidade fora do país sabe disso. Esta é uma forma de oxigenar a magistratura. O Judiciário do Rio já teve autores de renome internacional, como o professor Barbosa Moreira, mas os novos colegas não têm tempo para nada, só conseguem trabalhar, quanto muito conseguem. A oxigenação é necessária, cursos como este nos faz pensar fora da caixa”, ressaltou.

Promovido pela EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro), o curso também tem como professores os magistrados Alberto Republicano, Daniela Ferro, Neusa Regina Alvarenga, Renata Guarino, Rodrigo Moreira Alves e Tatiana Pereira Nunes. As aulas terminam na segunda-feira (13).