A Corregedoria Geral da Justiça, por meio da Diretoria Geral de Fiscalização e Apoio às Serventias Extrajudiciais, concluiu o projeto do banco de dados online do depósito de firmas no Estado do Rio. O usuário já pode consultar por meio virtual, pelo Portal Extrajudicial, em qual serviço tem firma aberta. Basta informar nome ou CPF para localizar o cartório.
Leia também: Plantão Extraordinário só aprecia urgências de processos físicos
Rede de combate à violência doméstica reforçará comunicação
Judicialização da pandemia gera plataforma para magistrados
Costuma ser comum o cidadão esquecer onde realizou a abertura de firma. Ou, ainda, o cartório ter mudado de endereço. Isso leva a pessoa a abrir uma nova firma em outro cartório, gerando mais gastos. Também acontece ser necessário reconhecer a firma de uma pessoa com a qual não tem contato.
Ao inserir nome ou CPF para a pesquisa, o portal indicará os dados do cartório em que se encontra depositada a firma e permitirá a visualização do endereço.
A medida da Corregedoria possibilita a organização e a democratização de acesso aos dados públicos do depósito estadual de firmas. O corregedor Bernardo Garcez assinou o Aviso CGJ 356/2020, que informa a criação do mecanismo aos usuários dos serviços extrajudiciais, delegatários, titulares, responsáveis pelo expediente e interventores.