Notícias | 02 de dezembro de 2011 14:16

Conselheiro apresenta balanço da Semana de Conciliação

O conselheiro José Guilherme Vasi Werner, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apresenta nesta sexta-feira (02/12), no Rio de Janeiro, o balanço da Semana Nacional de Conciliação, realizada desde segunda-feira em todo o país. O conselheiro representará o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Cezar Peluso, na cerimônia de encerramento da Semana Nacional de Conciliação, que acontece às 16h, na sede do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

O balanço trará informações gerais da Semana Nacional de Conciliação, como o número de pessoas atendidas em audiência, o percentual de acordos fechados e os valores envolvidos. “Essa edição da Semana se caracterizou pela participação dos cem maiores litigantes no esforço de conciliação, algo que foi buscado pelos tribunais de todo o país. Os resultados da semana de conciliação vão refletir esse esforço”, afirmou o conselheiro.

Participam também da cerimônia de encerramento o presidente do TJ-RJ, desembargador Manoel Alberto Rebelo dos Santos, a presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRT 2), desembargadora Maria Helena Cisne, e a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT 1), desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry.

Criada em 2010, a Política Nacional de Conciliação foi instituída pela Resolução nº 125 do CNJ e tem como objetivos reduzir os processos judiciais que sobrecarregam os tribunais do país e pacificar as partes em conflito. Nos mutirões de conciliação, quando a conciliação não é possível, as partes já saem com a data marcada para a leitura da sentença.

De acordo com o ministro Cezar Peluso, um dos objetivos do projeto é “no contexto geral, criar uma cultura nacional de conciliação e convencer a sociedade a solucionar seus litígios suscetíveis de ir a juízo mediante os chamados meios alternativos”.

Fonte: Agência CNJ de Notícias