Notícias | 16 de maio de 2011 17:34

Começa amanhã ciclo de palestra do CCPJ que abordará o poder do conhecimento e as implicações éticas

Impulsionado pela discussão que a peça “Os Físicos”, de Friedrich Dürrenmatt, motiva, o Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ-Rio) organizou a “Tribuna Livre – Conhecimento, Poder e Ética”, um ciclo de palestras, que terá início na terça-feira, dia 17, em torno do tema o poder do conhecimento e suas implicações éticas. O CCPJ convidou profissionais de áreas diversas para enriquecer e ampliar o debate que deve ser refletido de forma multidisciplinar.

A primeira palestra da Tribuna Livre será “A dramaturgia do poder em Dürrenmatt”, na terça-feira, dia 17, ministrada pelo diretor teatral José Henrique. Na quarta-feira, dia 18, o físico Luiz Alberto Oliveira desenvolverá o tema “A ciência e o exercício do poder”. Na terça-feira, dia 24, será a vez da contribuição do psicanalista Joel Birman em “A psicopatologia do poder”, e, no encerramento do ciclo, dia 25, o teólogo Paulo Fernando Carneiro de Andrade falará sobre “A fé diante dos avanços da ciência e dos desafios da contemporaneidade”.

Os debates serão mediados por alguns dos magistrados que fizeram parte do elenco de “Os Físicos”: os desembargadores Wagner Cinelli, Cláudio dell ‘Orto e José Muiños Piñeiro, e a juíza Elizabeth Louro. As palestras terão início sempre às 18h30, e acontecerão na Sala Multiuso do CCPJ-Rio, localizada no Antigo Palácio da Justiça, na Rua Dom Manoel, 29, Térreo, Centro. A entrada é franca, com distribuição de senhas às 18h e lotação máxima de 80 pessoas. Mais informações, no CCPJ-Rio, pelos telefones: 3133-3366 / 3133-3368.

Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-RJ