O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, inaugurou nesta quarta-feira, dia 23, o novo fórum da comarca de Rio Bonito, na Região Metropolitana do Rio, que homenageia o juiz Mauro Luiz Barboza Prevot, falecido em dezembro passado. O fórum, construído com recursos sustentáveis, está localizado na Rodovia Linha Verde s/nº – Condomínio Industrial. A comarca tem atualmente 96 mil processos.
Em seu discurso, o desembargador Manoel Alberto disse que o Órgão Especial chancelou integralmente, na sessão da última segunda-feira, dia 21, a indicação do nome do juiz Mauro Prevot: “Ele é uma unanimidade. Tinha elevado senso de justiça e sensibilidade. Além disso, ele não era só seresteiro, era poeta e cantor”. O magistrado integrava o grupo musical “Lua Branca”.
Sobre a construção do novo fórum, o presidente do TJRJ disse que é “antecipar o futuro”. “Com o Comperj , haverá uma explosão de demandas. Temos que ter olhos no futuro”, complementou.
A juíza Roberta Costa, diretora do fórum, agradeceu ao presidente do TJ a construção em área tão nobre da cidade. “É um fórum maravilhoso, dotado de características relevantes, como acessibilidade e segurança, para receber população com dignidade”, disse a magistrada. Ela, que foi a primeira a subscrever o pedido para que o prédio recebesse o nome do juiz Prevot, aproveitou para expressar sua admiração pelo magistrado: “Temos hoje o coração em festa por esta homenagem”.
O novo fórum, que tem quatro andares, atende aos parâmetros da sustentabilidade, contando com vidros de alta eficiência para redução da irradiação solar; coleta seletiva de lixo – local para a separação de lixo para a reciclagem contribuindo para a diminuição significativa da poluição; elevadores inteligentes; placas solares para o aquecimento da água; acessibilidade, conforme a norma NBR 9050; bicicletário e cobertura verde.
A solenidade, muito concorrida, contou, além da esposa do juiz Prevot e de seus três filhos, com a presença dos prefeitos dos municípios de Rio Bonito e Itaboraí, Solange Almeida e Helil Cardoso, respectivamente; do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, deputado Paulo Melo; dos desembargadores Carlos José Martins Gomes e Custódio Tostes; dos juízes auxiliares da presidência do TJRJ, Gilberto Abdelhay, Sandro Pitthan, Carlos Borges e Luciana Losada; das promotoras de Justiça Marcela Navega e Priscila Vaz; do defensor público Jorge Costa; do jornalista Orpheu Santos Salles, entre outros.