* Migalhas
A CCJ do Senado aprovou, nesta quarta-feira (21), o PLS 36/18, que altera a lei dos Juizados Especiais Cíveis e estabelece a contagem de prazo para a prática de qualquer ato processual apenas de dias úteis, inclusive para interposição de recursos. A proposta, do senador Elber Batalha (PSB-SE), recebeu 17 votos a favor e um contrário.
O senador defende a necessidade de uniformizar o sistema processual brasileiro quanto à contagem de prazos processuais em matéria cível. Isso porque a lei 9.099/95 não previu expressamente a aplicação subsidiária do CPC/15.
Leia também: AMAERJ requer à AMB ação contra lei que limita prazo de prisão provisória no Rio
Ministro Humberto Martins é indicado para o cargo de corregedor nacional de Justiça
Juíza Flávia Castro lança livro sobre direitos humanos
A relatora, senadora Simone Tebet, informou que o projeto será importante para uniformizar os procedimentos adotados pelos tribunais estaduais. Segundo ela, há Cortes que adotam os dias úteis e outras consideram os dias corridos, causando confusão, principalmente, entre os advogados.
Apesar do argumento, o senador Randolfe Rodrigues foi o único a votar contra a proposição. Segundo ele, seria necessário discutir melhor o assunto, visto que há no meio jurídico quem seja contra a mudança. Ele explicou que mudar a contagem do prazo compromete a natureza e o funcionamento dos juizados.
O projeto será encaminhado à Câmara dos Deputados se não houver recurso para votação pelo plenário do Senado.
Fonte: Migalhas