Notícias | 22 de julho de 2011 15:26

Brasília e Bahia vão sediar Jornadas Luso-Brasileiras

A AMB definiu, nesta quinta-feira (21), a data da realização e a programação inicial das Jornadas Luso-Brasileiras, que irão reunir representantes do Judiciário brasileiro, português e de outros países de Língua Portuguesa, no Brasil, no fim deste ano.

O evento será realizado entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, em Brasília, e depois continuará com uma programação em Salvador (BA), a partir de 4 de dezembro.

A definição foi tomada após reunião entre o diretor da Secretaria de Relações Internacionais da AMB, Antonio Rulli, com o coordenador da Escola do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Carlos Alberto Martins Filho, e a diretora-tesoureira da AMB, Maria Isabel da Silva, na sede da Associação.

O objetivo do evento é estreitar o relacionamento entre países de Língua Portuguesa e trocar experiências sobre o sistema Judiciário de cada um deles. No evento, estão previstas visitas ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados e aos Tribunais superiores – Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Depois, a programação se estende à Bahia, onde segundo Rulli, tem um significado importante para o Judiciário brasileiro, já que nesse estado foi construído o primeiro Tribunal de Justiça no país.

“Essa jornada que estamos restaurando representa um grande momento de intercâmbio com os demais países. Queremos mostrar como é o nosso Judiciário, a evolução que vem acontecendo no Estado moderno”, disse o diretor Antonio Rulli.

A última edição das Jornadas ocorreu em 2000, em Lisboa. Além da AMB, o evento contará com o apoio do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF).

Fonte: AMB