Notícias | 29 de junho de 2011 15:08

Aumento de mulheres em prisões em debate

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reúne hoje (29), em Brasília, especialistas para debater os motivos que levaram ao aumento da presença de mulheres nas prisões. O debate acontecerá a partir das 15h no Encontro Nacional sobre o Encarceramento Feminino. A sub-procuradora geral da República, Ela Wiecko de Castilho, fará apresentação sobre o tema em painel presidido pelo conselheiro Marcelo Neves.

As debatedoras serão a juíza da Vara de Execuções Criminais, Adriana Ribeiro (TJ-RS), e a presidente da Comissão de Sistema Prisional do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, Alessandra Teixeira. Após o debate, haverá apresentação de trechos do documentário Se eu não tivesse amor, da cineasta Geysa Chaves, sobre detentas no presídio Talavera Bruce, no Rio de Janeiro.

Atualmente, cerca de 34 mil mulheres vivem no sistema carcerário brasileiro, geralmente em prisões projetadas para abrigar homens, sem atendimento médico adequado nem ambientes onde possam viver com seus filhos, muitas vezes recém-nascidos.

Ao longo do dia, especialistas discutirão questões ligadas ao encarceramento das mulheres no País em painéis coordenados por conselheiros do CNJ. A inadequação das prisões femininas brasileiras, a saúde das mulheres no cárcere, a maternidade e a presença dos filhos nos presídios e os motivos do aumento da criminalidade feminina no País serão alguns dos temas debatidos no encontro.

Fonte: Jornal do Commercio