Notícias | 19 de abril de 2011 16:15

Aposentadoria de ministro é oficializada

O Diário Eletrônico da Justiça publicou ontem a Aposentadoria do ministro Aldir Passarinho Junior, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ao comunicar a decisão de se aposentar onze anos antes da compulsória, Passarinho surpreendeu a comunidade jurídica.

Sem uma razão específica, o ministro avalia que já cumpriu sua missão na magistratura e que é hora de mudar o rumo. “Não é uma decisão fácil quando é voluntária”, afirmou.

Para o ministro, todas as manifestações recebidas refletem “a enorme importância da função judicante para a sociedade e o grande relevo que, em seu contexto, possui o STJ”.

Passarinho foi advogado do Banco Nacional de Habitação, teve escritório próprio e ingressou na magistratura em 1989, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Entrou pelo Quinto Constitucional, ocupando vaga destinada a representante da advocacia. Chegou ao STJ em 1998 e tornou-se membro efetivo do TSE em 2010.

No STJ, em 13 anos de atuação, Aldir Passarinho Junior recebeu 103 mil processos e julgou 114 mil. Muitos criaram jurisprudência na Corte Superior. é o caso de um voto divergente e vencedor apresentado na Segunda Seção, em 2003.

Fonte: Jornal do Commercio