A cidade de Duas Barras, no interior do Estado do Rio de Janeiro, não tinha uma casa de acolhimento para idosos. Após um movimento voluntário da população, apoiado pela juíza Maria do Carmo Alvim Padilha Gerk, foi criado o Centro de Amparo ao Idoso de Duas Barras. O local funciona a partir da ajuda da sociedade. Doações podem ser feitas via PIX (CNPJ 24.763.209/0001-75).
“Antes, os idosos de Duas Barras precisavam ser transferidos para cidades próximas, como Nova Friburgo, Cantagalo e Carmo. Há cerca de dez anos, resolvemos construir o Centro de Amparo ao Idoso de Duas Barras. Além da prestação jurisdicional, o juiz deve estar sempre atento às necessidades da população e ajudar. Esse é um trabalho de assistência social, inclusive, para evitar que processos desses idosos sejam judicializados quando eles estão desamparados”, afirmou a juíza Maria do Carmo Gerk, que é magistrada desde 1993 e atua em Duas Barras.
O local começou a ser construído em 2017. Atualmente presidido por Noemi Kfouri de Freitas, o Centro de Amparo acolhe sete idosos e realiza eventos e rifas com o objetivo de arrecadar recursos para manter a ação solidária.
O Centro de Amparo ao Idoso foi reconhecido, em março, pela Câmara Municipal e pela Prefeitura de Duas Barras como instituição de utilidade pública.
Acompanhe o trabalho realizado pelo perfil do Centro de Amparo ao Idoso de Duas Barras no Instagram.
Doação pelo Imposto de Renda
Outra forma de ajudar o Centro de Amparo ao Idoso é por meio do Imposto de Renda. Contribuintes podem destinar até 3% do imposto devido diretamente na Declaração para fundos de apoio ao idoso. Clique aqui para saber como destinar parte do seu IRPF.
Leia também: Presidente da AMAERJ e juízes da 5ª Regional se reúnem em Nova Friburgo
Órgão Especial do TJ-RJ votará a remoção de juízes no próximo dia 21
Diretoria da AMAERJ e juízes de 20 Regionais tratam de assuntos da carreira em reunião