Notícias | 09 de maio de 2014 14:44

AMB recebe deputado para falar sobre comissão das diretas nos tribunais

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 187, que estabelece eleições diretas nos tribunais, foi tema da reunião da diretoria da AMB com o deputado Wellington Fagundes (PR-MT), autor do projeto. Na ocasião, os magistrados também conversaram sobre a Frente Parlamentar Mista para o Aperfeiçoamento da Justiça, da qual o deputado é presidente.

“Fagundes é um aliado muito importante da magistratura dentro do Congresso. Queremos retomar as atividades da Frente porque ela é um espaço importante para discutir o Poder Judiciário. A AMB quer estar dentro do parlamento discutindo o Poder Judiciário”, disse João Ricardo.

welM

AMB recebe deputado para falar sobre comissão das diretas nos tribunais

Na reunião, o deputado falou que o próximo passo da PEC 187 é instalar a comissão que vai discutir o tema da proposta com a sociedade. “É um ato que depende apenas do presidente da Câmara. Estamos trabalhando para que a comissão seja instalada o mais rápido possível. Se hoje uma escola tem direito de escolher o seu diretor, e todos os brasileiros podem escolher seus representantes, por que os juízes são impedidos de escolher pelo voto direto os seus presidentes. Será um aperfeiçoamento a mais da nossa democracia”, afirmou Wellington Fagundes.

Para o Coordenador da Justiça Estadual da AMB, Gervásio Santos, há um interesse do deputado de fazer com que a PEC das eleições diretas possa avançar. “Hoje foi articulado um grande movimento no sentido de junto com as lideranças da Casa possamos trabalhar para instalarmos a comissão especial, um fórum adequado dos grandes debates sobre o tema”.

Veja abaixo o depoimento de outros participantes da reunião:

“A reunião evidencia a conjugação de esforços em benefício da pauta que foi encampada pelo deputado, inclusive quando liderou a criação da Frente Parlamentar Mista para o Aperfeiçoamento da Justiça. Wellington Fagundes é sensível a esse assunto e se colocou à disposição para o andamento do projeto”

Gil Guerra – Vice-presidente de Comunicação da AMB

“O deputado está empenhado em dar andamento à PEC que trata das eleições diretas e demonstrou profundo conhecimentosobre o assunto, inclusive no reflexo que a medida terá na jurisdição. A partir da democratização interna do Poder Judiciário poderá ser prestado um melhor serviço à população, porque os debates em torno das prioridades do Poder Judiciário serão democratizados”

Emanuel Bonfim – Diretor-Tesoureiro da AMB

Fonte: AMB