Notícias | 21 de julho de 2011 14:59

AMB destaca ações por subsídios em videoconferência

Na segunda reunião por videoconferência com os presidentes de Associações Filiadas, nesta quarta-feira (20), o presidente Nelson Calandra apresentou um panorama das mais recentes ações desenvolvidas pela AMB em prol do encaminhamento dos principais temas e projetos de interesse da magistratura. Instalado no último dia 31 de maio, o equipamento de alta definição, permite a comunicação de pessoas localizadas em diversas partes do país.

Dos temas da pauta, Calandra priorizou a questão da recomposição dos subsídios da classe, em 14,79%. Segundo ele, “não dá mais para esperar”, pois o Projeto de Lei 7.749/2010 precisa de aprovação imediata e anunciou a mobilização coletiva junto às demais associações da magistratura e do Ministério Público, que deverá acontecer em setembro. O presidente da AMB se comprometeu a colocar essa proposta de manifestação em discussão na próxima reunião do Conselho de Representantes, no dia 3 de agosto, às 14 horas, em Brasília.

Na opinião do presidente da Associação dos Magistrados da Justiça Militar Federal (Amajum), José Barroso Filho, que estava na AMB e participou da reunião, a atuação de Calandra junto aos Três Poderes tem sido fundamental para avançar na aprovação dos projetos de interesse da classe. “Ressalto essa iniciativa de diálogo da magistratura com os representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário”, afirmou.

Os participantes da videoconferência também foram comunicados e convidados a contribuir e participar dos próximos eventos promovidos pela AMB, como o 1º Seminário Internacional de Direitos da Mulher, que acontecerá em Juazeiro do Norte (CE), nos dias 11 e 12 de agosto, e o VIII Congresso de Pensionistas e o VI Congresso de Aposentados da AMB, a serem realizados de 26 a 29 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR).

Para a diretora da Secretaria de Assuntos da Mulher Magistradas, Sérgia Miranda, a participação dos magistrados no evento de Juazeiro do Norte, principalmente daqueles que vivem no Nordeste, é muito importante para colaborar com o enfrentamento à violência praticada contra as mulheres. “A AMB faz questão de interiorizar essa questão, que, normalmente, é debatida nas grandes capitais do país”, argumentou.

O vice-presidente de Assuntos Culturais, Rosalvo Vieira, aproveitou a oportunidade para anunciar a organização do departamento cultural da AMB, cujas primeiras iniciativas serão apresentadas durante a próxima reunião do Conselho de Representantes. “Um dos primeiros projetos é a revista Planeta Legal. Todos podem colaborar com artigos para a publicação, por meio do link disponível no Portal da AMB”, informou.

Por fim, Calandra comunicou que, durante sua viagem a Portugal, no início do mês de julho, foi negociada a ampliação do número de vagas para magistrados nos cursos de pós-graduação oferecidos pelas Universidades de Coimbra e Lisboa. “Aproveitamos essa oportunidade para trazer mais essa boa notícia para todos”, comemorou o presidente da AMB.

Na sede da AMB, em Brasília, além de Calandra, também participaram da transmissão, o vice-presidente de Assuntos Culturais, Rosalvo Vieira; o assessor da Presidência, Luiz Rocha; a diretora da Secretaria de Assuntos da Mulher Magistradas, Sérgia Miranda, e o diretor-adjunto da Secretaria de Prerrogativas e presidente da Associação de Magistrados do Pará (Amepa), Heyder Ferreira. A diretora-tesoureira, Maria Isabel da Silva, acompanhou as discussões pela internet.

Já em São Paulo, participaram o diretor da Secretaria de Informática da AMB, Edison Brandão, a diretora da Secretaria de Pensionistas, Haydée Mariz de Oliveira, e o vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Fernando Bartoletti. O encontro também foi prestigiado pelo vice-presidente de Comunicação da AMB, Raduan Miguel Filho, que estava em seu gabinete, em Rondônia, e pelo o diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Roberto Bacellar, do Paraná.

Os presidentes de Associações Filiadas acompanharam a videoconferência pela internet e participaram enviando perguntas aos diretores da AMB conectados na transmissão. Dessa forma, participaram o presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (Amagis-DF), Gilmar Soriano, o presidente da Associação dos Magistrados do Mato Grosso do Sul (Amamsul), Olivar Coneglian, o presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), Allan Martins, o presidente da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (AMARN), Azevêdo Hamilton Cartaxo, e o representante da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), André Reis Lacerda.

Fonte: AMB