Notícias | 12 de novembro de 2012 14:00

Amaerj promove julgamento simulado para universitários de Direito

Com o objetivo de ampliar o acesso dos estudantes universitários à prática jurídica, o programa Juristur/Conhecendo o Judiciário promoveu, na última sexta-feira (9), a terceira edição do projeto Simulado Recursal, da Amaerj. Participaram do julgamento 16 estudantes, do 6º período de Direito, da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), de São Gonçalo. Os universitários tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos através da simulação de um julgamento de Turma Recursal, onde fizeram sustentação oral e foram avaliados pelos juízes Paulo Sampaio Jangutta, diretor de Assistência da Amaerj e coordenador das Turmas Recursais do TJ-RJ, Simone de Araújo Rolim, titular da 24ª Vara Cível da Capital, Paloma Rocha Pessanha, titular do 1º Juizado Especial Cível de Nilópolis, e Ricardo de Andrade Oliveira, titular do 9º Juizado Especial Cível da Capital.

Juízes e estudantes realizaram Simulado Recursal na 4ª Câmara Cível do TJ-RJ

O Simulado Recursal, embora fictício, tem a mesma forma de uma sessão real de julgamento perante a Turma Recursal. Terminada a atuação dos estudantes, os magistrados julgam os casos, analisando a melhor postulação – retórica e persuasão – e a melhor fundamentação jurídica.

Segundo a juíza Simone Rolim, o projeto é muito importante para o desenvolvimento dos estudantes. “Muitas vezes, aqueles que não têm experiência, se deparam com dificuldades quando se tornam advogados. E poder lidar com essas dificuldades, ainda no processo de aprendizado, engrandece a formação deles, tanto na vida acadêmica, como na vida profissional do futuro. Quando conseguimos agregar a teoria com a prática o resultado do aprendizado é bem melhor”, afirmou.

Todos os 16 alunos tiveram a oportunidade de fazer sustentação oral

Os universitários receberam, com antecedência, apostilas com processos reais e foram os responsáveis por defender o seu “cliente” em uma Turma Recursal do TJ-RJ. Por questões éticas, os nomes reais das partes foram omitidos do processo. Para o juiz Paulo Jangutta, o objetivo é ampliar o acesso dos estudantes universitários à prática jurídica. “Nossa pretensão é que o maior número de estudantes participe, por isso cada um tem seus cinco minutos de fama. Este é o tempo de cada aluno para subir na tribuna e argumentar, passar seu recado. Não queremos que o estudante fique só de espectador, de plateia. No simulado ele tem contato com o Direito real, vivo”, explica o magistrado, que definiu quais processos seriam estudados.

De acordo com a estudante Liliane Guilherme, ter o primeiro contato com a parte oral é muito importante. “É fundamental por em prática o que aprendemos na faculdade. Também é interessante o retorno que temos dos juízes, as dicas e as críticas nos enriquece muito”, disse.

A Amaerj promoveu o terceiro Simulado Recursal, através do projeto Juristur

A turma foi acompanhada pelo coordenador do Juristur, juiz Joel Pereira dos Santos. No final do Simulado, os estudantes ganharam, cada um, exemplares da Revista Fórum, do Amaerj Notícias e do Anuário da Justiça.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj