Notícias | 30 de outubro de 2012 15:16

Amaerj promove encontro entre o jurista alemão Claus Roxin e representantes da imprensa do Rio

A Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) promoveu na tarde de ontem (29), no hotel Promenade Palladium, no Leblon, um encontro entre jornalistas e o jurista alemão Claus Roxin. O especialista, o mais influente do Direito Penal Alemão, está na cidade para participar do Seminário Internacional de Direito Penal e Criminologia, que começa hoje (30), às 17h, e vai até o dia 1º de novembro.

Estiveram presentes no encontro juristas, jornalistas da imprensa do Rio e assessores do alemão Claus Roxin  / Foto: Lula Aparício

O encontro contou com a presença dos coordenadores do Seminário, o desembargador Luis Gustavo Grandinetti e o procurador da república Juarez Tavares, além dos jornalistas da Folha de São Paulo, Cristina Grillo,  e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ), Eduardo Sarmento. Na ocasião, Roxin esclareceu questões sobre teses de sua autoria como a “Teoria do Domínio do Fato”, que fundamentou as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) durante o processo de julgamento do Mensalão.

Ao final da reunião Claus Roxin, que estava acompanhado de sua esposa, disse estar muito orgulhoso pelo convite realizado pela Amaerj para participar do Seminário. O jurista afirmou que Alemanha e Brasil têm muito em comum no conjunto de Leis dos respectivos países.

O Seminário Internacional de Direito Penal e Criminologia recebe também outros renomados juristas do cenário nacional e internacional. O evento é organizado pela Amaerj em parceria com a Escola da Magistratura (Emerj), a Universidade Gama Filho (UGF) e a Associação do Ministério Público do Rio de Janeiro (Amperj).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj