Notícias | 25 de janeiro de 2013 14:41

Amaerj planeja criar fundo para ajudar realização de sonhos

A Amaerj pretende criar, ainda no primeiro semestre do ano, o Fundo Sonhar Amaerj. A proposta de criação do Fundo foi elaborada pela diretora de Projetos Sociais da Associação, desembargadora Cristina Gaulia, e apresentada durante a última reunião da Amaerj, realizada em 18 de janeiro.

A iniciativa é uma forma de homenagear e dar continuidade ao trabalho que era desenvolvido pela juíza Thelma Fraga, recentemente falecida, que coordenava o Projeto Grão. Neste projeto, entre outras atividades, a juíza trabalhava a questão do sonho dos jovens e egressos, como meio de resgate social. A ideia do Fundo Sonhar Amaerj é exatamente dar suporte financeiro para estes sonhos se realizarem.

O que é o Fundo Sonhar Amaerj

O Fundo é um projeto de cunho associativo-institucional, pensado pela Diretoria de Projetos Sociais da Amaerj, visando formar um grupo de magistrados que, de forma solidária, fraterna e comprometida com as mazelas da sociedade civil, fornecerá, juntamente com outros parceiros e participantes, os recursos necessários. Estes recursos serão voltados para os integrantes dos projetos sociais do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, gerenciados pelo DEAPE – Departamento de Projetos Especiais. O objetivo é que estas pessoas possam realizar “sonhos” de capacitação ou empreendedorismo, de curtíssimo, curto ou médio prazo.

Quem será beneficiado pelo Fundo Sonhar Amaerj

O DEAPE atualmente trabalha com egressos do sistema penitenciário, no Projeto Começar de Novo, jovens infratores, no Projeto Justiça pelos Jovens, jovens de baixa renda, no Projeto Jovens Mensageiros, pais com filhos em abrigos, no Projeto Pais Trabalhando, dentre outros. Os integrantes destes programas, ao final dos dois anos, são desligados, voltando ao mercado de trabalho. O Fundo Sonhar Amaerj atenderá àqueles que, durante o período de trabalho no TJ-RJ, e mesmo após tal período, tiverem necessidade concreta de capacitação profissional complementar.

O Fundo poderá subsidiar, com pequenos valores de contribuições mensais, por exemplo, inscrições em vestibulares, cursos de manicure ou cabeleireiro, material de informática, taxas para participação em concursos públicos, formação básica de torneiro mecânico, dentre inúmeros outros sonhos sonhados pelos participantes dos projetos sociais do TJ-RJ, resgatando a dignidade de pessoas e concretizando os objetivos republicanos de solidariedade e redução das desigualdades sociais.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj