A AMAERJ solicita que o Jornal da Cidade se retrate da veiculação de lista de 90 magistrados publicada inicialmente no domingo (25), induzindo o leitor a crer, de forma equivocada, que teriam sido escolhidos por suposta influência da ex-primeira-dama Adriana Ancelmo. Após comunicação e pedido da AMAERJ, a lista original foi retirada do site, mas manteve-se outra elencando os 12 desembargadores nomeados durante o governo Sérgio Cabral.
O jornal não apresenta, entretanto, nenhuma comprovação de qualquer ingerência política de Adriana Ancelmo na nomeação desses desembargadores. Este tipo de ilação difama magistrados e não contribui para o país em um momento em que a Justiça desempenha papel destacado em julgamentos da Operação Lava-Jato – na qual a ex-primeira-dama aparece como investigada.
A AMAERJ reafirma que a nomeação de desembargadores advindos da advocacia e do Ministério Público para o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro segue rigorosamente a Constituição Federal e atende a todos os parâmetros legais.
Por esses motivos, a AMAERJ solicita a retirada do site do Jornal da Cidade de qualquer lista com nomes de magistrados que faça referência a uma suposta influência de Adriana Ancelmo no TJ-RJ.