Notícias | 12 de setembro de 2012 15:05

Amaerj participa da reunião da Coordenadoria da Justiça Estadual da AMB

O presidente da Amaerj, Cláudio dell’Orto, esteve em Brasília ontem (11) participando da 7ª reunião da Coordenadoria da Justiça Estadual da AMB. As etapas percorridas em busca da recomposição do subsídio da magistratura, as estratégias de divulgação da campanha “Diretas Já” e o XXI Congresso Brasileiro de Magistrados foram os principais temas abordados durante o encontro. A reunião, que contou com a participação do presidente da AMB, Nelson Calandra, foi conduzida pelo subcoordenador Regional da Justiça Estadual do Sudeste, Valdir Ricardo Marinho.

O presidente da Amaerj, juntamente com o representante da Ajuris – Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, defendeu que a AMB destaque, perante o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a necessidade de revisão da Lei de Responsabilidade Fiscal com o intuito de ampliar a participação do Judiciário na receita corrente líquida dos estados. Cláudio dell’Orto também sugeriu que sejam realizados estudos sobre a constitucionalidade dos planos de previdência pública complementar e seus efeitos relativos ao aumento das despesas dos estados com pessoal. Segundo Dell’Orto, “esta questão poderia inviabilizar a administração dos Tribunais nos próximos anos”.

O calendário de lançamento da campanha “Diretas Já” nos estados e as estratégias de divulgação foram abordados no encontro. No Rio de Janeiro o lançamento da campanha será realizado na Amaerj, em 24 de setembro. Entre as ações definidas estão a inclusão da logomarca da campanha na capa do site das entidades, reuniões com parlamentares para discussão do tema e adesão à campanha e reprodução do material gráfico para divulgação nos eventos das entidades afiliadas. “Esses são pontos fundamentais que concretizam a campanha. Mais uma vez a “Diretas Já” recebeu o apoio enfático e amplo dos Presidentes das associações filiadas”, declarou Valdir Ricardo Marinho.

O XXI Congresso Brasileiro de Magistrados, que será realizado de 21 a 23 de novembro em Belém, foi pauta da reunião. O Presidente da AMB reforçou a importância em realizar um evento na cidade que é considerada a principal fronteira ecológica do país. Para ele, o Congresso é a principal oportunidade para a Magistratura mostrar sua unidade. “Lá vamos revelar nossa força e apresentar teses que engrandecem a prestação jurisdicional”, apontou.

Participaram da reunião os magistrados Agamenon Alcântara M. Junior, Aristóteles de Lima Thury, Cesar Augusto Scapin, Daniel Lagos, Emanuel Bonfim Amaral Filho, Fernando Ganem, Gustavo Adolfo Pereira, Hadja Rayanne de Holanda Alencar, Horácio Ferreira de Melo Junior, José Airton Medeiros de Sousa, Roberto Soares, Marcelo Coelho de Carvalho, Pedro Ivens Simões de França, Eugênio Terra, Ricardo de Araújo Barreto, Sérgio Luiz Junkes, Thiago Elias Massad, Edivan Rodrigues, Iarly Holanda de Souza, Frederico Mendes Junior, Haydée de Oliveira, Carlos Mattioli, Marcelo Mesquita Silva, João Ricardo Costa, Osvaldo Soares.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações da AMB