A AMAERJ informa com pesar a morte do desembargador aposentado Manoel Carpena Amorim, nesta quinta-feira (27), aos 86 anos. O magistrado foi corregedor-geral da Justiça do Rio de Janeiro de 2005 a 2006.
O corpo de Carpena Amorim será velado a partir das 10h30 desta sexta-feira (28) no Cemitério e Crematório da Penitência (Rua Monsenhor Manuel Gomes, 307, Caju, Zona Norte do Rio).
Manoel Carpena Amorim presidiu o Tribunal de Alçada e dirigiu a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) de 1997 a 2001.
Aposentou-se compulsoriamente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) em 2006. Depois, foi o primeiro presidente da Associação Nacional dos Desembargadores (Andes).
Ao receber homenagem da EMERJ em 2004, Manoel Carpena Amorim destacou a importância da Magistratura e da Escola.
“Costumo dizer que de nada valeria a enunciação dos diversos direitos da cidadania proclamados pela Constituição Federal se não tivermos para protegê-los e afirmá-los um juiz convenientemente preparado. A EMERJ é um espaço sagrado, o coração da Magistratura do nosso Estado, onde também por circunstâncias da vida deixei o meu coração. Muito obrigado.”