AMAERJ | 20 de maio de 2020 19:55

AMAERJ lamenta morte do desembargador Mário Santos Paulo

Com pesar, a AMAERJ comunica aos associados a morte do desembargador aposentado Mário dos Santos Paulo, na tarde desta quarta-feira (20), no Rio de Janeiro. Ele tinha 76 anos.

Após 30 anos de atuação no Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, Mário dos Santos Paulo aposentou-se do Tribunal de Justiça no início de 2014.

Formado em 1972 pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado da Guanabara (UEG), atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Santos Paulo trabalhou por dez anos como advogado. Atuou, também, na Defensoria Pública e como professor do Instituto Militar de Engenharia (IME) e da Faculdade Estácio de Sá. O ingresso na magistratura aconteceu em janeiro de 1984, por concurso público.

Na condição de juiz, trabalhou nas comarcas dos municípios de Duque de Caxias (Região Metropolitana) e do Rio de Janeiro. A promoção a desembargador aconteceu em dezembro de 2000.

Ao se aposentar, Santos Paulo era titular da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Antes, atuara na Corregedoria Regional Eleitoral, foi juiz auxiliar da Presidência do Tribunal e integrou o Conselho da Magistratura e o Órgão Especial. Ao longo de sua trajetória profissional, o desembargador recebeu condecorações importantes, como a Medalha Tiradentes, da Assembleia  Legislativa do Estado; a Medalha do Mérito Judiciário Nacional, da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); e o Colar do Mérito Judiciário. 

Amigo particular de Santos Paulo, o desembargador Roberto Felinto, diretor do Departamento de Aposentados da AMAERJ, comovido, prestou a seguinte declaração esta noite: “Estou muito emocionado com a notícia. Era um bom companheiro”.

O desembargador deixa a viúva Fernanda e os filhos Luciana e Paulo.