Aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, melhorias no Processo Judicial eletrônico (PJe) e força de trabalho foram alguns dos temas tratados na reunião do presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, com cerca de 40 juízes do 12° Núcleo Regional (NUR). A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, esteve no encontro nesta sexta-feira (23), no Fórum do Méier (Zona Norte do Rio).
Os magistrados também conversaram sobre teto de gastos, infraestrutura, informática, acumulação, Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) e Grupo de Sentença. Na reunião, foi anunciada a troca de todos os 10.400 computadores do TJ no Estado por máquinas novas. A substituição será feita até o fim do ano, pela ordem de antiguidade dos computadores. Haverá, ainda, a mudança das redes de internet.
O desembargador Ricardo Cardozo ressaltou a importância do diálogo entre a administração e os juízes. “É um imenso prazer e satisfação estar com vocês. Soube que é a primeira vez que um presidente do Tribunal visita o Fórum Regional do Méier. Nosso objetivo é dialogar com vocês. Não é uma visita para advertir e reprovar isso ou aquilo. Pode haver recomendações, mas o objetivo principal é ouvir”, afirmou.
“Somos um time. Um dia eu estive na posição dos senhores e também reclamava dos problemas. Não me esqueci que fui juiz. Os problemas não são só da administração, nós todos somos membros de Poder, temos que pensar em conjunto. Precisamos trocar ideias”, disse o desembargador.
Eunice Haddad parabenizou o presidente do Tribunal por visitar os NURs e conversar com os juízes. Ela lembrou que a AMAERJ tem assento em comissões do TJ-RJ e sempre está à disposição dos colegas.
Sobre o requerimento da AMAERJ para alterar a Resolução TJ/OE nº 26/2021, que estabelece procedimentos para a publicação de edital de promoção e remoção de magistrados, a presidente da Associação afirmou que participará do grupo de trabalho do TJ que irá elaborar uma nova resolução.
Participaram do encontro o desembargador Luiz Márcio Pereira, coordenador da Movimentação de Magistrados; e os juízes Alberto Republicano, Ana Paula Barros, Fernanda Xavier de Brito e Renata Guarino, auxiliares da presidência do TJ; Denise Capiberibe, diretora do 12º NUR; e Cláudia Vidal, diretora do Fórum.
O 12° NUR abrange Méier, Leopoldina, Madureira, Pavuna e Ilha do Governador. Na reunião, os magistrados apresentaram dúvidas e sugestões. O coordenador da Movimentação de Magistrados e os juízes auxiliares da presidência falaram sobre suas áreas de atuação.
Leia também: Juízes do 5º NUR encontram-se com o corregedor-geral da Justiça
Juíza Eunice Haddad prestigia lançamento de livro em homenagem a ministros do STJ
Estudantes visitam Museu e Fórum de Niterói no Juristur