Em auditório lotado, Luiz Fux recebe homenagem na EMERJ
por EVELYN SOARES
“Sensibilidade, razão e paixão”: a fórmula para o exercício da magistratura foi revelada pelo vice-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, na manhã de 23 de agosto. Com auditório lotado, a AMAERJ e a EMERJ (Escola da Magistratura do Rio de Janeiro) homenagearam o ministro. Na ocasião, sua fotografia foi inaugurada na Escola.
Parentes, amigos e colegas lembraram a juventude de Fux e os 43 anos de uma carreira dividida entre as vidas acadêmica e profissional. Além de ter estudado e ainda lecionar na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), ele atuou no Ministério Público do Rio de Janeiro, Tribunal de Justiça do Rio, STJ (Superior Tribunal de Justiça) e STF – onde será seu 60º presidente a partir de setembro de 2020.
Após falas carinhosas, Fux contou seu momento diário de gratidão. “Todo dia, quando acordo, só piso o pé no chão depois de agradecer a Deus por ter nascido, sobrevivido, tido a família que tenho e faço uma prece para que tenha razão e emoção caminhando juntas, fazendo justiça caridosa e caridade justa”.
O encontro foi coordenado pelo juiz Antônio Aurélio Abi Ramia Duarte e pelo promotor Humberto Dalla Bernardino de Pinho. André Andrade, 1º vice-presidente da AMAERJ e diretor-geral da EMERJ, relembrou o período em que Fux foi juiz eleitoral na Zona Oeste do Rio. “Era uma época difícil. O ministro comandou a zona eleitoral sempre com serenidade. Foi um grande aprendizado na minha vida de magistrado.”
O presidente do TJ-RJ, Claudio de Mello Tavares, disse que “salta aos olhos a laboriosidade do ministro Fux, que não se cansa e se mantém como unânime referência no Direito”.
Os ministros do STJ Antonio Saldanha, Sebastião Reis e Luis Felipe Salomão também exaltaram qualidades do futuro presidente do STF.
Estiveram na solenidade, entre outros, o vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, o desembargador Sylvio Capanema e o advogado Paulo Cezar Pinheiro Carneiro. Ao final, Fux descerrou sua fotografia na Galeria de Conferencistas Eméritos da EMERJ, na companhia dos filhos Rodrigo, advogado, e Marianna, desembargadora do TJ-RJ, e da irmã Bettina.