Magistrados, procuradores, advogados e economistas participam, quinta-feira (23) e sexta-feira (24), do seminário “Crise Econômica: Reflexos nos Juízos Cíveis”, na EMERJ (Escola da Magistratura). Os ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Luis Felipe Salomão e Paulo Sanseverino fazem as palestras de abertura do evento, nesta quinta, às 17h.
O seminário será no Auditório Antonio Carlos Amorim, com a coordenação da desembargadora Tereza de Andrade Castro Neves.
“Estamos passando por uma crise econômica que, como todas as outras, tem desembocado no Judiciário. Somos o último reduto, a última esperança. E os juízes têm se debatido com esse problema todos os dias, que não é de fácil solução. Iremos passar dois dias em busca da melhor resposta em um momento sensível da sociedade brasileira. Espero que possamos contribuir para uma solução”, disse a desembargadora.
Leia também: Ministro Salomão organiza seminário sobre ativismo judicial, em Brasília
O seminário será aberto pelo presidente do Fórum Permanente dos Juízos Cíveis, desembargador Adolpho Correa de Andrade Mello Jr., e contará com a presença do ex-ministro da Fazenda Pedro Malan, e dos desembargadores Araken de Assis e Arnaldo Rizzardo.
No segundo dia (24), o encontro começará às 9h50, com os painéis: “Contratos e Crise Financeira”, “Aspectos Processuais e Crise Financeira” e “A Crise Financeira e o Direito de Moradia”.