A reportagem do jornal O Globo “Recusas da FAB impedem transplantes de 153 órgãos”, vencedora do 5º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos (categoria Reportagens Jornalísticas), ganhou o Prêmio GDA de Jornalismo. A série do repórter Vinicius Sassine revelou que, entre 2013 e 2015, a FAB recusou transporte a 153 órgãos destinados ao transplante. No mesmo período, foram autorizadas 716 viagens de políticos.
O GDA é formado por 11 dos principais jornais de países da América Latina. Entre eles estão O GLOBO; “La Nación”, na Argentina; “El País”, no Uruguai; “El Tiempo”, na Colômbia; “El Nuevo Día” (Porto Rico); e “El Universal” (México). O prêmio foi entregue em 16 de agosto.
“Os prêmios são uma consequência. O mais importante já aconteceu, que é o impacto, o lance do decreto. O prêmio é consequência mesmo. Claro que é bom, é um reconhecimento técnico da qualidade do trabalho, mas não é o mais importante”, afirmou Sassine, em entrevista ao O Globo.
As reportagens, de 2016, resultaram na decisão do presidente Michel Temer em manter pelo menos uma aeronave da FAB para o transporte de órgãos. Depois da medida, o jornal mostrou que, em apenas três semanas, a reserva de aviões viabilizou 14 transplantes – como o de Ana Júlia, de 8 anos, que recebeu um novo coração e pode voltar a sorrir.
Leia aqui a íntegra das reportagens.
Veja todos os vencedores do 5º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos.